Aracaju, 30 de julho de 2021

PROCON ARACAJU INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES EM FARMÁCIAS DA CAPITAL ARACAJUANA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Entre os dias 15 e 19 deste mês, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), intensifica as ações de fiscalização a drogarias da capital. A ação compõe o cronograma de atividades do órgão, que atua de maneira estratégica nos diversos segmentos do comércio com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação consumerista.

O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, ressalta que dentre os aspectos averiguados está a precificação dos itens exposto à venda. “Nossa equipe observa as áreas de mostruário de produtos, para verificação da disponibilização de informação prévia ao consumidor sobre eventual diferenciação de preço a partir da forma de pagamento, de maneira a atender aos comandos da Lei Federal n° 13455/2017”, explica.

De igual modo, os fiscais verificam se os itens expostos à venda são próprios para o consumo, com especial atenção à data de validade. “É obrigação do fornecedor a prestação da informação da data de expiração, bem como do lote comercializado”, pontua o coordenador do órgão municipal de proteção ao consumidor.

A fiscalização cumpre, inclusive, a solicitação do Conselho Regional de Farmácia (CRF/SE), na atenção à forma de publicidade e propaganda de produtos comercializados como sendo eficazes no tratamento contra a covid-19.

“Chegou ao conhecimento do órgão de proteção que alguns estabelecimentos estariam induzindo consumidores a adquirir determinados produtos como alternativa eficaz no combate à doença, mesmo sem comprovação científica. Essa prática, a depender da situação específica, pode configurar publicidade enganosa, nos termos do art. 37 do Código de Defesa do Consumidor”, enfatiza Igor Lopes.

Para o esclarecimento de dúvidas ou registros de reclamações, os consumidores podem entrar em contato com o Procon Aracaju pelo canais de atendimento do órgão, que são o SAC 151 e o telefone 3179-6040, que funcionam em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. É possível, também, direcionar as solicitações através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Informações e foto AAN

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Estudantes de Arquitetura desenvolvem manual com base na NBR 15575 para habitações em Sergipe
Polícia Civil divulga imagens de furto em uma loja de roupas na cidade de Itabaiana. Veja o vídeo
Nova Lei contra violência auxiliará a Procuradoria da Mulher na Câmara de Pacatuba
Políticos de volta ao batente