Aracaju, 1 de agosto de 2021

Plenário da Câmara aprova oito proposituras em Sessão Deliberativa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Durante a 7ª Sessão Ordinária (Deliberativa) realizada de forma on-line pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 17, os vereadores apreciaram um total de 10 proposituras, sendo duas retiradas da pauta pelos autores para correção. Desta forma, foram analisados um Veto Parcial, quatro Projetos de Lei (PLs) e três Requerimentos.

De autoria do Poder Executivo, o Veto Parcial ao Projeto de Lei nº 63/2020, foi amplamente discutido pelos vereadores de situação e oposição, dispõe sobre medidas de proteção à saúde pública enquanto perdurar a situação de emergência e de calamidade pública, decorrentes do surto do Coronavírus em Aracaju. O PL, de autoria do vereador Dr. Manuel Marcos, teve Veto Parcial aprovado com 17 votos sim e 6 contrários ao veto.

Entre os PLs aprovados pelo Plenário, está o de nº 98/2019 de Emília Corrêa, aprovado em 3ª discussão, e institui a fixação de cartazes explicativos, contendo informações educativas e preventivas do abuso sexual, violência contra mulher e assédio moral no âmbito do município de Aracaju.  De autoria de Vinicius Porto o PL de Nº 227/2019 que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença do profissional tradutor/intérprete de libras nas agências bancárias foi aprovado em 2ª discussão, com uma Emenda.

Já o PL nº 81/2019 de autoria de Palhaço Soneca (PSD) foi aprovado em 2ª discussão e denomina Rua José Washington Dantas Santos a atual rua 15, no Conjunto Maria do Carmo, Bairro Olaria. O de nº 244/2019, do presidente da CMA, Nitinho (PSD), deniminando a atual Rua 5 no Bairro Jabotiana, de Rua Antônio Valdione de Sá, foi aprovado em 1ª discussão.

Requerimentos

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) apresentou na CMA o Requerimento nº 7/2021 solicitando à Prefeitura de Aracaju, informações de interesse público, sobre a quantidade de oxigênio e outros insumos para o atendimento de pacientes internados com a Covid-19. Também solicito informações sobre estoque de insumos necessários para a vacinação contra a Covid-19, prevista para começar no próximo dia 20 e o cronograma de vacinação no município de Aracaju.

O Requerimento nº 35/2021 de iniciativa de Linda Brasil (Psol) solicita à Emurb cópia oficial do contrato que oficializa a parceria público-privada da iluminação pública de Aracaju e informações detalhadas. Além disso, a propositura pede que seja encaminhado mapeamento e ou estudo a respeito das áreas da cidade em que a administração pública considera que a iluminação pública seja: deficiente e ou insuficiente.

Por fim, o Plenário rejeitou o Requerimento nº 25/2021 de autoria de Pastor Diego (PP) que solicitava a constituição de Comissão de Enfrentamento à Pandemia do Covid-19, com o objetivo de acompanhar da execução do plano de vacinação, bem como da ocupação dos leitos dos hospitais na capital sergipana. O entendimento da maioria do Plenário é que a criação de uma Frente Parlamentar seria mais abrangente e adequada.

Retirados

Foram retirados da pauta o PL nº 410/2019 do vereador Isac Silveira (PDT) foi retirado de pauta e trata sobre a criação, manejo e a realização de exposição de aves de raça mura-galo de combate; e o Requerimento nº 9/2021 de autoria da vereadora Linda Brasil solicitando à Secretaria Municipal de Saúde informações detalhadas acerca das ações, projetos, políticas públicas e cronograma sobre o atendimento da população LGBTQIA+ da rede municipal de saúde, notadamente acerca do ambulatório trans, assim como informações do atendimento desta população no Centro de Referência da Mulher.

Por Viviane Cavalcante

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Belivaldo assina Ordem de Serviço da  etapa 2ª do Canal Remanso
Quinto dia de greve conta com caminhada e apitaço em Maruim
Belivaldo elogia trabalho de André e diz que Edvaldo foi feliz na parceria 
Motoristas de carro fumacê são capacitados pela Funesa