Aracaju, 29 de março de 2024

Maternidade Santa Isabel disponibiliza DIU para pacientes pós-parto e pós-aborto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Em Setembro de 2020, a coordenação obstetrícia do Hospital e Maternidade Santa Isabel, em parceria com a direção clínica, implementou um plano de ação para disponibilizar o Dispositivo Intrauterino (DIU) para pacientes pós-parto. A maternidade é a primeira e única do estado de Sergipe a oferecer esse serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O DIU de cobre foi escolhido porque muitas pacientes afirmavam não usar nenhum método contraceptivo, principalmente os hormonais, por causarem várias reações e por ser de uso contínuo e nem os de barreira, como a camisinha, por causa dos parceiros que alegavam incômodo. As vantagens do DIU é que ele pode ser usado em qualquer mulher que esteja com sua saúde normal.

Por ter uma pequena estrutura, em forma de T, que é inserida, por um profissional da saúde, no interior da cavidade uterina através de um procedimento relativamente simples. Por permanecer por um longo período de 5 a 10 anos dentro do útero da mulher. E, ter eficácia de 99%. Com a implantação na maternidade, a mulher economiza de R$ 600 a R$ 1.000, além do custo que cada médico pode cobrar para inserir o DIU. O que acaba dificultando a procura.

A ginecologista Valéria Aparecida Leal Caetano, coordenadora da obstetrícia da maternidade, descreve como é feita a abordagem para orientar as pacientes. “Sempre que a paciente dá entrada na sala de parto, a gente já oferece essa possibilidade para quem deseja algum método contraceptivo que não seja cirúrgico, mas que tenha a mesma eficácia que uma laqueadura tubária. Na triagem da enfermagem já tem as orientações com as vantagens e desvantagens do método. Explicamos para a paciente que o DIU é um dispositivo intrauterino pequeno em forma de T, que tem uma parte de cobre. No pós-parto ele é inserido dentro da cavidade uterina. A partir do momento que é inserido já tem a validade de um método contraceptivo. Vale até por 10 anos. E o índice de falha é de apenas 0,3%”, explica.

A paciente que tiver interesse preenche uma ficha de inserção ao DIU e assina um termo de consentimento, comprometendo-se com todas as etapas do processo. Com o termo assinado, a paciente receberá o dispositivo até 48h depois do parto, seja ele normal, cesárea ou curetagem. “Depois que a placenta e todos os coágulos são retirados, fazemos a implantação do DIU. Na mesma hora. Com a ajuda de alguns colaboradores implantamos um protocolo com indicações e orientações de como esse DIU deve ser inserido. Por isso, é tão importante que um profissional da área da saúde realize esse procedimento”, ressalta a ginecologista.

Assim que recebem alta da maternidade, as pacientes já saem encaminhadas. As que são do município fazem esse controle no Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (CAASM), onde será agendada a consulta, e com 40 dias vai fazer uma revisão, cortar o fio do DIU e fazer um ultrassom para ver se o dispositivo está bem inserido no local. Já as pacientes do estado, serão encaminhadas para o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), onde será feita a mesma etapa.

A coordenadora obstetrícia revela que no início da implantação o índice de aceitação, em setembro, era de 4%, em outubro aumentou para 13%, em novembro chegou a 18% e em dezembro encerrou com 15%. “Muitas pacientes desejam colocar, mas não tinham esse projeto e não conseguiam inserir porque não são todos os ambulatórios que oferecem. Isso sem contar o custo. Aqui é implementado pelo Santa Isabel, sem custo nenhum. E é importante a implantação porque reduz a taxa de natalidade, já que muitas pacientes chegam aqui com uma gravidez que não foi planejada”, finaliza.

POR INNUVE COMUNICAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também