Aracaju, 2 de agosto de 2021

Solicitações de exames e cirurgias agora são realizadas nas principais UBS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O serviço de Regulação da secretaria de saúde foi ampliado para as principais Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Cristóvão, que começam a realizar a partir desta semana a marcação de procedimentos como cirurgia, consulta, ressonância, tomografia, exames laboratoriais e todos os demais exames que são pactuados pelo SUS. Essa mudança faz parte de um processo de descentralização da Regulação, que já possuia 4 pontos de marcação nas UBS Jairo Teixeira, UBS Massoud Jalali, UBS Maria José Figueroa e na Secretaria de Saúde. Essa ampliação prevê que todas as principais Unidades de Saúde passem a realizar os serviços.

Até o momento, já são 8 Unidades disponíveis para a marcação de exames e procedimentos: UBS Maria José Figueroa (bairro Eduardo Gomes), UBS Mariano Nascimento (bairro Rosa Maria), UBS Massoud Jalali (bairro Rosa Elze), UBS Antônio Florêncio de Matos (bairro Tijuquinha), UBS Jairo Teixeira e Ironia Maria (ambos no Centro Histórico), Parque Santa Rita (povoado Parque Santa) e UBS José Raimundo Aragão (bairro Alto da Divinéia). Com a mudança, São Cristóvão dobra o número de pontos de marcação de exames da regulação, de 4 para 8.

“Desde segunda-feira (15) iniciamos o fechamento da Regulação na SMS para início do processo de descentralização para as Unidades de Saúde. A princípio permanecemos com um operador na secretaria de saúde para atender os usuários que ainda não sabem da mudança. Mas todas as principais e maiores UBS, localizadas em lugares estratégicos, serão ponto de marcação de exames e procedimentos”, explica Lucyane Leite, coordenadora de Regulação de São Cristóvão.

“A acessibilidade com certeza vai melhor, pois vai evitar o deslocamento das pessoas, como os moradores de povoados que não precisarão pegar transporte para vir até a sede. O usuário vai sair da consulta com o encaminhamento que o profissional da atenção básica dá para a atenção especializada, seja ele qual for, e ele já vai na recepção marcar, o que vai facilitar muito o processo”, reforça a coordenadora.

A previsão é que até o fim de março, além destas 8 Unidades que já estão fazendo a Regulação, sejam abertos mais dois pontos de marcação na UBS Sinval José de Oliveira, no bairro Lauro Rocha, e na UBS  Alice Freire, no povoado Pedreiras. Além destas, em breve também estarão estruturadas as Unidades de Saúde do povoado Cardoso, do povoado Colônia, do povoado Cabrita e do bairro Luis Alves, em um processo que irá futuramente contemplar as principais Unidades de Saúde da rede Municipal, localizadas em pontos estratégicos do território.

Para realizar a marcação de exames, o usuário deverá se dirigir à Unidade Básica de Saúde munido do cartão do SUS, documento de identidade RG com CPF, comprovante de residência atualizado e a solicitação da consulta ou procedimento a ser realizado. Em caso de dúvidas os usuários podem ligar para o número da regulação da SMS (79) 99644-3859 ou ir diretamente na UBS mais próxima de sua casa.

Ascom PMSC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Motorista perde o controle da direção e bate o carro em pé de coqueiro em Aracaju
Médicos apontam aumento da miopia durante a pandemia
Trabalhadores nascidos em janeiro podem sacar auxílio emergencial
Impostômetro atinge a marca de R$ 1,5 trilhão em tributos federais, estaduais e municipais