Aracaju, 5 de agosto de 2021

‘Comunicação, Educação e Sociedade’ é tema de simpósio internacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Comemorando dez anos, o Grupo de Estudo e Pesquisa, Comunicação, Educação e Sociedade – GECES/UNIT/CNPq – da Universidade Tiradentes promove o 10º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação (Simeduc). O evento já está com inscrições abertas e ocorre entre os dias 24 a 26 de março com a temática ‘Comunicação, Educação e Sociedade’.

O Simpósio de Educação e Comunicação objetiva reunir pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação do Brasil e outros países, interessados nos estudos e discussões sobre a relação Educação e Comunicação e as consequências nos processos de aprendizagens dentro e fora do espaço acadêmico.

Para o docente do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Tiradentes, Ronaldo Linhares, o Simeduc, desde sua criação, tem como objetivo pensar a relação comunicação-educação e pontua o domínio de códigos envolvido no processo de aprendizagem.

“Essa é uma relação absolutamente natural, pois considera que não se ensina e nem se aprende sem comunicar e não se comunica sem empatia, colaboração, correlação, respeito, autonomia, liberdade, senso crítico e domínio dos códigos e dos processos dialógicos envolvido em todos os espaços de aprendizagem, formal ou informal”, diz, destacando a pedagogia da comunicação.

“Esta sociedade traz a necessidade por uma pedagogia da comunicação. Esta pedagogia é o híbrido entre educação e comunicação. O tema dessa 10ª versão do evento pretende voltar ao seu objetivo de origem e abrir o espaço para as reflexões infindáveis sobre o encontro nos tempos de pandemia”, diz.

Pandemia

Sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus na comunicação, o professor explica que as relações mediadas por dispositivos tecnológicos digitais proporcionaram dificuldades e resoluções.

“Vivenciamos avanços, principalmente, em relação à escola e aos processos de ensinar e de aprender. O Simpósio chama atenção para pensar questões como em que espaço estamos da relação educação/comunicação, a necessidade em desenvolver novas competências de literacia multimidiática fundamental para construção de uma educação crítica, dialógica, libertária”.

A programação pode ser consultada em  simeduc.geces.com.br/conferencistas/

Assessoria de Imprensa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Deputada solicita isenção de tarifas em transportes coletivos em Aracaju
Ipesaúde inclui cirurgião torácico em seu leque de especialidades
Energisa com inscrições abertas para o programa Jovem Aprendiz
Semana Pedagógica mostra estratégias de ensino e aprendizagem