Aracaju, 5 de agosto de 2021

ATIVADA  SALA DE TESTAGEM MOLECULAR RT-PCR NA UBS DO AUGUSTO FRANCO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS, disponibiliza à população, a partir desta quinta-feira, 25, mais uma sala para realização de testagem molecular (RT-PCR), na UBS do Augusto Franco.

Com a Unidade Básica de Saúde Santa Terezinha, na Zona de Expansão da capital, já são duas UBSs ofertando este serviço para pessoas com ou sem sintomas de covid-19. Até março, a Prefeitura deve disponibilizar este serviço em mais sete UBSs da capital.

De acordo com a gerente da Unidade do Augusto Franco, Suzicleide Carvalho, a população pode realizar os testes RT-PCR, nesta unidade, de segunda a sexta feira, das 7h às 18h. “As salas de testagens nas unidades vão ofertar o teste RT-PCR, em todas as regiões do município, evitando o deslocamento das pessoas pela cidade e, consequentemente, diminuindo a quantidade de pessoas nas UBSs de referência para síndromes gripais”, explica.

Na sala de testagem, o atendimento rotineiro segue sem alteração. As pessoas que irão realizar o RT-PCR contarão com profissional médico e equipe de enfermagem exclusiva para esse fim.

Fluxo

Uma vez na unidade, o paciente passa na recepção antes de ser encaminhado para a sala de triagem. “Aqui na sala de triagem, sendo paciente assintomático, aferirmos os sinais vitais e o encaminhamos para a coleta do teste. Quando for paciente sintomático, também faremos todo o procedimento com os sinais vitais, com a análise do histórico do paciente, e posterior encaminhamento para consulta médica”, enfatiza a técnica de enfermagem Marise Costa.

Segundo o médico João Marcos Oliveira, depois da triagem de atendimento são recebidos no consultório médico os pacientes sintomáticos. “Consultamos o paciente, observamos se ele tem algum sintoma ou sinal de alarme, fazemos a notificação e encaminhamos para o teste RT-PCR”, explica.

Após realizar o teste na UBS do Augusto Franco, a psicóloga Késia Queiroz elogiou a organização na Unidade. “Essa foi uma das estratégias mais produtivas relacionadas à covid-19, pois consegue atender a população de várias regiões, o que, além de evitar muita aglomeração nas quatro unidades de síndromes gripais, facilita bastante para quem não tem tempo de se deslocar pra longe pra fazer o teste”, declarou.

UBS exclusivas

Atualmente, a rede dispõe de quatro UBSs exclusivas para síndrome gripal (Ministro Costa Cavalcante, Onésimo Pinto, Geraldo Magela e José Machado), funcionando das 7h às 19h de domingo a domingo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Deputado Talysson cobra ponto de ônibus coberto em N. Srª Aparecida
Aprovado na Alese o pedido de regularidade de abastecimento de água em Muribeca
Deputada solicita isenção de tarifas em transportes coletivos em Aracaju
Ipesaúde inclui cirurgião torácico em seu leque de especialidades