Aracaju, 4 de agosto de 2021

PL começa a abrir caminhos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

O Partido Liberal (PL) está se movimentando em Sergipe de forma discreta e sem emitir qualquer barulho. Um dos seus primeiros passos expostos foi a reunião, ontem, da Direção da legenda em Sergipe com a Direção Nacional. O encontro teve um objetivo: consolidar a filiação futura do deputado federal Zezinho Guimarães, que está no MDB apenas para cumprir a legislação, sem que tenha mais nenhum vínculo político com a sigla. Ele já decidiu que será candidato a deputado federal e a empatia com o presidente nacional da sigla, Waldemar Costa Neto, foi tamanha que se considerou “amor à primeira vista”.

Zezinho Guimarães foi apenas uma peça forte dessa montagem política que o PL realiza no Estado, preparando-se para as eleições de 2022. O Partido vem realizando um trabalho silencioso, tanto que até mesmo a troca da Presidência Estadual – de Edvan Amorim para Valmir de Menininha, ex-prefeito de Itabaiana – quase passava despercebida. O PL está montando uma chapa forte para disputar Assembleia Legislativa e Câmara Federal, sem descartar participação em chapa majoritária ao Governo e Senado. Para se ter uma ideia, o deputado federal Valdevan Noventa (PL) trabalha intensamente para se tornar senador.

Claro que essa candidatura – ainda não afixada – passa por dúvidas no próprio partido. Mas, mesmo que não se registre, faz acontecer em um momento político que tudo se põe em tom de especulação, exceto, claro, a absoluta certeza que a filiação de Zezinho Guimarães não deixe margem para recuo. Embora Valdevan já se mantenha em pré-campanha, o que é legítimo, o Partido Liberal pretende fazer composições amplas e até participar de alianças que discutam a formação de chapa majoritária, dentro de uma visão de oposição, como aconteceu em Aracaju, na disputa pela Prefeitura, em que o partido esteve ligado ao Cidadania, dando força à Danielle Garcia.

Lógico que o PL tem nova dimensão com a presença de Zezinho Guimarães e certamente adotará uma nova estrutura política para influenciar em todo o processo eleitoral de 2022. Mas o seu presidente municipal, empresário Milton Andrade, não pensa em abrir novos caminhos em Aracaju. Permanecerá na posição de apoio ao senador Alessandro Vieira (Cidadania), que vislumbra disputar o Governo do Estado, mesmo que evite comentários públicos sobre isso. O senador perdeu um pouco o seu perfil junto ao eleitorado, embora a delegada Danielle Garcia mantenha parte daqueles que a levaram ao segundo turno.

As informações correntes é que Danielle deixará o Cidadania mais à frente, por divergências com o senador Alessandro, mas isso o Milton Andrade se apressa em desmentir. A partir de agora é ver como se comporta tanto o PL, que ganha fôlego, quanto o Cidadania, que não avança. Há tempo para tudo…

Barreiras sanitárias

O governador Belivaldo Chagas (PSD) não vai proibir a entrada em Sergipe de pessoas que procedem da Bahia, que está com dificuldades de conter o Covid-19.

*** Pode ocorrer a instalação de barreiras sanitárias para monitorar a entrada de pessoas com sintomas de Covid-19.

Reunião do Comitê

Nesta quinta-feira acontece reunião do Comitê Técnico Científico para analisar a situação do vírus pós-carnaval e fazer uma avaliação do aumento de casos do Covid-19 em Estados do Nordeste.

*** Percebe-se que há um aumento do Covid em cidades do interior, cuja maioria da população não utiliza máscara, se aglomera e não acredita no vírus.

*** Na próxima quinta-feira, encurtando o período, o Comitê vai se reunir mais uma vez para uma nova avaliação do comportamento do Covid-19.

Técnico aconselha

Um dos técnicos do Comitê insiste em aconselhar que os sergipanos não viagem a Bahia nesse momento, a não ser para tratar de casos inadiáveis.

*** Pede que evite viagens de lazer ou para visitar familiares. Lembra que a Bahia está em toque de recolher, “inclusive Salvador”.

Zezinho no PL

Decidido: ao abrir as janelas para troca de partido, o deputado Zezinho Guimarães se filia ao Partido Liberal (PL) e será candidato a deputado federal.

*** Ontem, ele reuniu-se com o presidente nacional da sigla, Waldemar Costa Neto, e tratou da filiação sem retorno: “Foi amor à primeira vista”, disse Zezinho, depois de admitir que “Waldemar é uma figura apaixonante”.

Cúpula foi a Brasília

Acompanharam Zezinho Guimarães para reunião com Waldemar, o presidente regional do PL em Sergipe, Valmir de Francisquinho, o presidente municipal, Milton Andrade, deputado Talisson de Valmir e outras lideranças.

*** Zezinho disse que já está decidida a sua transferência e ainda está no MDB para cumprir a legislação. Acrescentou que foi bem acolhido no PL e que fora levado por ação de Milton Andrade.

Milton com Alessandro

O empresário Milton Andrade (PL) disse que não pretende tentar mandato em 2022 e avisou que na disputa ao Governo respeita a posição do seu partido, mas estará ao lado do senador Alessandro Vieira (Cidadania).

*** Manterá em Aracaju sua composição com o Cidadania e diz, com absoluta certeza, que a delegada Danielle Garcia não deixará a legenda.

Edvaldo é hábil

Um analista político disse ontem que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), é um dos políticos mais hábeis do Estado e trabalha com extrema discrição.

*** Usa o trabalho como marketing, escolhe a dedo os seus confidentes e atua de forma que lhe dá bons resultados.

*** Admitiu: “ele pensa firmemente em disputar a sucessão estadual mais pelo que executa como prefeito do que por formar grupo político”.

Telefone do senador

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) não está usando o telefone do código de Sergipe, porque captou uma tentativa de hackeaqueamento no celular.

*** Alessandro suspendeu o uso da linha e está adotando providências para que retome à normalidade.

Sobre candidatura

Georgeo Passos (Cidadania) disse ontem que Alessandro Vieira não confirmou que seria candidato a governador: “disse apenas que estava à disposição do partido”.

*** – Já a minha posição, enquanto parlamentar, desejo que ele seja candidato, mas, como ele mesmo disse, o momento é de pandemia, de cautela e de cuidar da saúde das pessoas.

*** Georgeo explicou que a reunião foi de avaliação com a presença de prefeitos e parlamentares.

– Mas nós, que fazemos a militância, dissemos que na hora certa, depois do controle da pandemia, Alessandro possa dizer que é candidato, mas por enquanto ele não falou.

Fato com lógica

Terça-feira, em Nossa Senhora do Socorro, um advogado defendeu um vereador que chamou um senador de vagabundo.

*** Hábil, o advogado disse: “meu cliente errou! Mas qual a objeção à ofensa se amanhã todos eles estarão juntos nas disputas eleitorais?”

Compra de Vacinas

O deputado Capitão Samuel demonstra desconfiança da compra de vacinas através do consorcio de governadores do Brasil e faz uma crítica dura.

*** – Mais uma safadeza igual ao consórcio Nordeste. Espero que Sergipe não caia mais em uma armadilha que levou milhões dos sergipanos. Estamos de olho!

Batendo de frente

O deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB) disse ontem que o seu partido é o único que vem batendo de frente com os desmandos do STF.

*** E pergunta: “conservadores, já sabem aonde devemos estar em 2022 né”?

Emendas aprovadas

A bancada de Sergipe em Brasília aprovou ontem, emendas para UFS, Hospital do Amor, Governo do Estado (Saúde), Prefeitura de Aracaju (Saúde) e Casa da Mulher Brasileira.

*** Hoje volta a se reunir para discutir as emendas da bancada e individuais, que devem ser entregues até segunda-feira.

*** Os prefeitos continuam em Brasília e circulam nos gabinetes pedindo emendas para os seus municípios. O movimento é grande.

Riscos e efeitos

O Projeto do presidente do Senado, Roberto Pacheco autoriza à União, estados e municípios a assumir os riscos dos efeitos colaterais das vacinas para ampliar a possibilidade de aquisição.

*** – O nosso destaque foi acatado, e pedimos que a comercialização só aconteça quando todos os grupos prioritários forem atendidos.

*** E mais: “o empenho é que todos os brasileiros tenham vacinas, mas os que precisam do SUS merecem uma atenção especial”.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Valdevan diz que o PT em Sergipe o convidou para formar um bloco e terá conversa com Rogério
Sem título
MPSE recomenda que Japaratuba e Pirambu incluam ações e conteúdos sobre direitos humanos e prevenção à violência
Alterado  funcionamento das UBSs de síndrome gripal no final de semana