Aracaju, 31 de julho de 2021

Governadores entre a cruz e a espada

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Por Adiberto de Souza

Situados na planície da pandemia, que já matou mais de 250 mil brasileiros, os governadores fazem o meio de campo desse trágico jogo entre a vida e a morte. Eles sentem as perdas diárias dos conterrâneos e sofrem na pele as consequências causadas por um governo federal negacionista que, desde o princípio dessa tragédia, joga abertamente a favor do vírus. Enquanto fazem das tripas coração para reduzir os índices de infecção e socorrer as vítimas, os governadores assistem impotentes o presidente Jair Bolsonaro promover criminosas aglomerações, fazer campanha contra a vacina e agora – pasmem senhores – insinuar que a máscara faz mal. Desconjuro! Dependentes do Ministério da Saúde para adquirir vacinas e ampliar o número de leitos hospitalares, os governos estaduais vivem entre os milhões de cruzes das vítimas do coronavírus e a espada enferrujada de um capitão medíocre, que insiste em conduzir o país para o precipício. Só Jesus na causa!

Revanche condenada

A Proposta de Emenda à Constituição ampliando os conceitos de imunidade parlamentar é importante, mas traz um defeito grave, que é a urgência desnecessária com ares vingativos. Quem pensa assim é o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto. Segundo ele, independente do seu mérito, a PEC “é editada e confessada como uma revanche e isso não é bom para o equilíbrio democrático. O jurista sergipano entende que essa pressa do Congresso em aprová-la desarmoniza o sentido dela, que é preservar a interdependência dos Poderes. É vero!

Abra o olho

A Páscoa se aproxima e o consumidor tem de estar atento para não ser enganado na compra de um dos produtos típicos da época, o bacalhau. Diversos outros peixes salgados, mas de menor qualidade e preço, são vendidos como se fossem bacalhau. A dica para não ser enganado é reparar no rabo do peixe, que tem a ponta mais comprida do que a dos seus “genéricos”. Quando é vendido em lascas, a diferença só é percebida na hora do preparo, porém aí já é tarde demais. Aff Maria!

Apaga velinhas

O Jornal da Cidade ficou mais velho nesta sexta-feira. Fundado pelos jornalistas Ivan Valença e Nazário Pimentel, o JC está completando 50 anos de credibilidade e muita informação, fato que o tornou um dos veículos de comunicação mais respeitados de Sergipe. Parabéns a todos os que integram este grande jornal. Bravo, bravo!

E o reajuste, quando sai?

O governo de Sergipe está pagando hoje integralmente a folha de pessoal. Festeja o fato de ser esta a primeira vez em sete anos que os servidores recebem os salários dentro do mês trabalhado. Não custa indagar, porém, quando o Executivo pretende conceder um reajuste salarial à categoria? Escudado na crise financeira, o governo se nega a recompor as perdas inflacionárias. Aliás, neste quesito, o executivo sergipano desrespeita à Constituição Federal há anos e deixa claro que não prioriza quem, de fato, toca a máquina pública. Home vôte!

Mãos ao alto

De 1º de janeiro último até ontem, 32 suspeitos de crimes diversos tombaram mortos à bala em Sergipe. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, eles reagiram à voz de prisão, atiraram contra os policiais e levaram a pior. Em todos os casos, os bandidos alvejados a tiros não morreram no local da escaramuça. Os relatos da SSP informam sempre que, após ter sido alvejado a tiros, o acusado “chegou a ser socorrido para um hospital público, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito”. Ah, bom!

Emendas prioritárias

O deputado federal Laércio Oliveira (PP) tem dito aos prefeitos sergipanos que vai priorizar emendas ao Orçamento da União voltadas para obras ou investimentos em saúde e educação. O parlamentar também se colocou à disposição dos gestores municipais para buscar convênios e recursos extras, visando atender o maior número possível de sergipanos. Esta semana, Laércio recebeu um grande número de prefeitos em seu gabinete, todos ávidos por recursos federais. Marminino!

Desigualdade

A situação educacional de jovens com idade entre 15 e 29 anos é um misto de avanços, problemas e desafios, de acordo com estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. A pesquisa alerta que o processo de escolarização da maioria dos jovens ainda é marcado por oportunidades limitadas e que, no Brasil, prevalecem expressivas desigualdades educacionais entre ricos e pobres, brancos e não brancos, e moradores de áreas urbanas e rurais e das diferentes regiões. Crendeuspai!

Itabaiana em festa

Foi inaugurada ontem, a nova Central de Abastecimento de Itabaiana. Apesar da pandemia, a solenidade foi das mais concorridas. Os itabaianenses lotaram o novo local de comercialização de hortifruti. Será dalí que sairão os produtos para abastecer as feiras livres dos povoados e dos municípios vizinhos. Filho de Itabaiana, o presidente da Assembleia, Luciano Bispo (MDB), disse que a obra realizou o sonho de sua vida pública. Orçado em R$ 38 milhões, o novo Ceasa possui uma área total de cerca de 34,5 mil metros quadrados. Legal!

Defesa da cidadania

A Câmara de Aracaju acaba de aprovar projeto obrigando a fixação em órgãos públicos municipais de cartazes com informações sobre abuso sexual, violência contra a mulher e assédio moral. Autora da propositura, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) afirma que nunca é demais educar e prevenir contra algo tão constrangedor e recorrente. Para entrar em vigor, o projeto depende somente da sanção do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Aguardemos, portanto!

Recorte de jornal

Publicado no Jornal de Aracaju, em 4 de janeiro de 1912.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Aracaju mantém a vacinação contra covid-19 neste final de semana        
LIRAa: Aracaju permanece em médio risco de infestação por Aedes
Belivaldo Chagas em Japaratuba dá ordem de serviço, bate bola com André Moura e diz que Zeca da Silva subirá mais um pouco
Influenza: PMA alerta gestantes sobre importância vacinação