Aracaju, 18 de abril de 2024

IDOSOS ACAMADOS COM 85 ANOS DE IDADE OU MAIS SÃO VACINADOS EM CASA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Idosos acamados com 85 anos de idade ou mais estão sendo vacinados em casa

 

A Prefeitura de Aracaju, por meio da secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu continuidade nesta quarta-feira, 3, à vacinação contra o novo coronavírus dos idosos com 85 anos de idade ou mais acamados e que possuem vínculo com Unidade Básica de Saúde (UBS).  De acordo com a enfermeira Valéria Andrade, os idosos vinculados às UBSs e com histórico de saúde registrado junto à Equipe de Saúde da Família recebem a visita do profissional de saúde da Unidade para aplicação da vacina.

“No caso dos idosos que não possuem o cadastro no SUS, a orientação é que um familiar ou representante legal faça o cadastro na Unidade Básica de saúde (UBS) mais próxima da sua residência, apresentando documento com foto, CPF, comprovante de residência e relatório médico. Outra opção é realizar o cadastro no portal da Prefeitura, a ferramenta possui fácil acesso e esta medida foi adotada justamente para evitar aglomerações nas Unidades”, explica a enfermeira Valéria Andrade.

O cadastro no portal deve ser feito através do link http://aracajusms.voipy.com.br:8091/sisvacinacao/. Na página, o usuário preencherá um formulário contendo os dados pessoais (endereço, nome completo, CPF, responsável pelo idoso), e anexará o comprovante de endereço e relatório médico.

Para Cícero José da Silva, filho de senhor José Paulino da Silva, de 87 anos, o momento é de esperança. “É um alívio ver meu pai tomar a vacina e saber que, aos poucos, poderemos voltar à nossa rotina. Depois de tanto tempo de isolamento, de preocupação, chegou o momento em que poderemos sentir um pouco mais de tranquilidade, sabendo que ele está protegido”, ressalta.

O mesmo pensamento de apoio à vacina é compartilhado pela cuidadora Maria Lúcia dos Santos, que cuida do senhor José Bezerra, de 85 anos. “Não há como não apoiar a vacinação. É algo que faz bem para o coletivo e esse é o momento em que devemos ter esse pensamento conjunto”, ressalta.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também