Aracaju, 29 de março de 2024

Mulheres ganham cada vez mais espaço no setor elétrico

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

Há 24 anos na Energisa Sergipe, Erika Ferrari é responsável pelo setor de planejamento e orçamento

Cuidar de todos os investimentos e planejar o orçamento de uma das maiores empresas do estado é sem dúvida uma grande responsabilidade. Esse é o trabalho da Erika Ferrari, uma das várias gestoras mulheres da Energisa Sergipe. O setor elétrico é um ambiente majoritariamente masculino, mas as mulheres que se dedicam, buscando oportunidades e sucesso profissional, têm ganhado terreno. “Ser mulher, num setor que é por formação mais masculino, é um dos maiores orgulhos que sinto em minha carreira. O interesse de mulheres para esse mercado ainda é tímido, tanto que nas faculdades e cursos técnicos a proporção é de mais homens. Hoje estou posicionada como Gerente de uma área técnica, onde sei que posso ser exemplo para outras mulheres que também desejem cargos de chefia e liderança”, conta Erika.

Ela, que ingressou na concessionária como estagiária em janeiro de 1997, passou por diversos setores e, atualmente ocupa a Gerência de Assessoria de Planejamento e Orçamento. Erika comenta que a cultura inclusiva da empresa é primordial para que ela se sinta confortável em sua posição de liderança.  “Ao longo desses 24 anos no Grupo Energisa, não me senti diferente de nenhum homem. Todos os gestores e colegas de trabalho que fizeram parte dessa trajetória sempre me trataram de igual para igual. Respeito e companheirismo por parte de todos. Cada dia que passa eu vejo a valorização de mais mulheres nas áreas técnicas”, conta a gerente.

Trabalhar no setor elétrico também sempre foi o objetivo de Luanda Angélica Rodrigues, que começou na empresa como recepcionista aos 19 anos de idade e hoje ocupa o cargo de supervisora do Departamento Comercial. A paixão pelo trabalho motivou a busca por especializações e cursos na área. Por meio de um programa de incentivo à Educação fornecido pela empresa, ela concluiu duas graduações em matemática e contabilidade com o apoio da Energisa e caminha para a sua terceira formação acadêmica em engenharia elétrica. “Sempre que penso na profissional que me tornei, vejo como a empresa me ajudou. Essa parceria foi essencial para o meu desenvolvimento e formação acadêmica”, afirma Luanda.

Luanda Rodrigues

Ela comenta que dedicação, disciplina e perseverança são características fundamentais para quem quer se destacar no mercado. “Nunca me acomodei, sempre fui em busca de novos conhecimentos e hoje saber que coordeno uma grande equipe, ‘meus meninos’ como costumo chamar, me enche de orgulho e sinto mais vontade de crescer. Aqui me realizei como profissional, fiz grandes amigos e até casei”, brinca a supervisora.

“Atualmente contamos com 103 funcionárias, mas o número é ainda maior se juntarmos a equipe de terceirizadas e aprendizes. Tendo como pilar  o valor das pessoas e a aplicação da meritocracia, elas têm ocupado todas as posições dentro da empresa, desde estagiárias, trainees, supervisoras e gerentes. A Energisa é uma empresa atenta às mudanças da nossa sociedade e que enxerga valor na diversidade cultural, que aporta um novo olhar, fundamental nos dias de hoje, para prestar um melhor serviço aos nossos clientes”, pontua o Diretor-Presidente Roberto Carlos Currais.

Sobre a Energisa

Com 116 anos de história, o Grupo Energisa é o 5º maior em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. Com receita líquida anual de R$ 16,9 bilhões (ano 2019), o Grupo atende a 7,8 milhões de clientes (o que representa uma população atendida de aproximadamente 20 milhões de pessoas) em 862 municípios de todas as regiões do Brasil, além de gerar cerca de 20,5 mil empregos diretos e indiretos.

Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um portfólio diversificado que engloba distribuição, geração, transmissão, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de Call Center (Multi Energisa), comercialização de energia (Energisa Comercializadora) e soluções em energias renováveis (Alsol).

Foto assessoria

Por Renata Ribeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também