Aracaju, 24 de setembro de 2021

População precisa se conscientizar sobre medidas de controle do coronavírus

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Obedecendo ao decreto municipal publicado na terça-feira, 16, de maneira integrada, órgãos da Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Sergipe (CPM/SE) e Polícia Militar do Estado (PM/SE), realizaram uma fiscalização intensificada, na quarta-feira (17), para o cumprimento do que foi determinado pelo governo municipal e estadual.

De acordo com análise das equipes, durante a ação, ficou evidente que parte da população ainda precisa se conscientizar a respeito da gravidade do momento, resultado do aumento exponencial dos casos de covid-19 e de morte pela doença causada pelo novo coronavírus e suas variantes, mais fortemente transmissíveis e letais.

Assim como ocorreu na quarta-feira, no fim de semana dos dias 20 e 21, as praias da cidade estarão fechadas e fica mantida a proibição de funcionamento das atividades não essenciais e especiais.

Pelo decreto, também não será permitida a prática de atividades esportivas individuais e coletivas em parques, praças e áreas de lazer, assim como a circulação de pessoas nessas localidades. Também fica proibida a realização de atividades econômicas na faixa litorânea e orlas.

Para fazer cumprir essas medidas, da parte da Prefeitura, integraram a fiscalização órgãos da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) – Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e a Superintendia Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) -, além da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, reforça que o ideal seria não haver necessidade de fiscalização e que a população contribuísse com a ação.

“Mas, infelizmente, ainda precisamos agir por meio de medidas como essa para conscientizar parte das pessoas que ainda insiste em descumprir os cuidados de prevenção. Nosso foco é, sobretudo, orientar, promovendo o respeito às determinações. O principal objetivo é salvaguardar vidas”, pontua o secretário.

As equipes percorreram as praias situadas na faixa litorânea de Aracaju. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, o maior contingente de pessoas foi encontrado na Coroa do Meio, Aruana e na rodovia Inácio Barbosa (antiga José Sarney).

“Na Coroa do Meio, por exemplo, quando chegamos, tinha pessoas já montando uma barraca. Durante todo o dia, encontramos um número significante de pessoas descumprindo a determinação. Apesar de todas terem atendido nossa orientação de voltar para suas casas, algumas delas afirmaram que não tinham conhecimento. É preciso destacar que todas as medidas foram informadas por diversos canais de comunicação, massivamente. Portanto, nosso pedido é que a população se atente e contribua para um bem comum”, frisa o coordenador.

Assim como ocorreu nesta quarta, no próximo sábado e domingo, dias 20 e 21, as equipes retornaram aos locais de maior movimentação, onde intensificarão as ações de monitoramento e orientação à população.

Toque de recolher

Com o toque de recolher, válido até o domingo, estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar o expediente às 18h. Os supermercados funcionam até às 19h. Apenas atividades essenciais poderão permanecer abertas após das 20h, com exceção para os serviços de entrega de restaurantes, bares, lanchonetes e similares que estão autorizados a funcionar com o sistema delivery.

Durante a semana, salões de beleza, barbearias, academias de ginástica, além de bares e restaurantes continuam com a capacidade reduzida para 30%. Demais estabelecimentos podem receber até 50% de público. Igrejas e templos religiosos permanecem com a capacidade de 30%. Eventos de qualquer tipo permanecem proibidos até o dia 21 de março.

A partir das 18h, as viaturas da GMA fiscalizarão o fechamento do comércio, levando em consideração as medidas estabelecidas nos decretos do governo Estadual e Municipal. A partir das 20h, quando começa o período determinado para o toque de recolher, também haverá ação ostensiva da Guarda em diversos locais da cidade, para que as pessoas que ainda estiverem circulando sejam orientadas a voltar para casa.

Foto: Marcelle Cristinne

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Hospital Cirurgia realiza ação de incentivo à doação de órgãos
Prefeitura de Aracaju pagará salários dos servidores nesta segunda-feira, 27
Oficiais e praças do CBMSE recebem medalhas do centenário da corporação
PL de Talysson institui obrigatoriedade de atendimento em pavimento térreo a idosos