Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

CUT APOIA APOSENTADOS DA PETROBRÁS QUE SOFREM DESCONTOS DE ATÉ 60%

A CUT manifesta apoio à luta dos aposentados e pensionistas da Petrobrás. Na última semana, vários deles ocuparam as redes sociais divulgando seus contracheques e os cortes absurdos de até 60% de sua remuneração.

Muitos aposentados e pensionistas da Petrobrás estão passando por uma situação desesperadora, depois de terem contribuído a vida toda para a construção da empresa, além da própria contribuição em dinheiro para a construção da Petros ao longo de todos os anos de trabalho.

Durante a pandemia, a situação é ainda mais desesperadora, pois muitos estão com filhos desempregados, ajudam outros membros da família e, por serem idosos, grupo de risco, nem sequer podem protestar, pois o risco de morrer de Covid é muito grande.

Dirigente da CUT e Oposição Petroleira (Sergipe/Alagoas), o petroleiro aposentado Ivan Calazans afirma que, de forma covarde e insensível, a diretoria da Petrobrás descumpriu todos os acordos firmados com o movimento sindical e chegou ao absurdo de piorar a vida dos aposentados nos últimos meses.

“É obrigação da Petrobrás detalhar todos os descontos e dívidas feitos em contracheque. Os aposentados estão pagando o que eles nem sequer sabem o que é. Além disso, a Petrobrás tem que parcelar ao máximo, ao invés de massacrar os aposentados em plena pandemia do Coronavírus”, avaliou o dirigente da CUT Sergipe.

Ivan destaca que estamos num ano atípico, de pandemia e grave crise econômico-social. “É urgente que a atual direção da Petrobrás cumpra o acordo firmado como movimento sindical. Eles preferem continuar massacrando os aposentados para acabar com a história de quem lutou a vida toda para construir esta Petrobrás que está aí, patrimônio do povo brasileiro”, afirmou Ivan.

Na última quinta-feira, dia 25/3, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) fez a Live com a assessora jurídica Jéssica Caliman que explicou como os beneficiários podem atuar para cobrar o cumprimento de seus direitos desrespeitados pela Petrobrás.

Segundo a assessora jurídica da FUP, dívidas de mais de 5 anos estão prescritas, por isso, este saldo devedor precisa estar bem transparente, especificado, os Petroleiros aposentados e pensionistas não podem continuar pagando sem sequer saber que dívida é esta.

Jéssica citou o Código de Defesa do Consumidor para alertar que parcelas desproporcionais e excessivamente onerosas, como estas que estão sendo cobradas em plena pandemia dos aposentados e pensionistas, são proibidas. A advogada citou recente decisão judicial favorável ao Sindipetro/ES para que os Petroleiros voltem a ter descontado apenas 13% do benefício líquido.

Jéssica alertou para a situação de vulnerabilidade dos aposentados e pensionistas que não têm opção diante do confisco mensal de seu benefício. Ela ressaltou a necessidade de que todos reclamem formalmente à AMS, por ofício, por email, referente à cobrança abusiva e sem transparência. Acesse o link e confira a Live completa.

O dirigente da CUT Sergipe, Ivan Calazans, esclarece que o movimento sindical já propôs várias ações para diminuir o sofrimento dos aposentados, mas falta vontade política da Petrobrás para cumprir o acordo firmado com o movimento sindical. Falta esta decisão política com o objetivo de melhorar a vida dos aposentados que trabalharam a vida inteira na construção da Petrobrás.

Por Iracema Corso

Leia também