Aracaju, 4 de agosto de 2021

Educação Estadual abre inscrições para o curso online ‘Novo Ensino Médio no contexto sergipano’

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A capacitação terá certificado de 50h e deverá concluída no período de quatro semanas

Com o objetivo de possibilitar às equipes diretivas e professores das escolas-piloto novo ensino médio conhecimento acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículo de Sergipe e do Novo Ensino Médio, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), abre inscrições para o curso “O Novo Ensino Médio no contexto sergipano”, em conformidade com a Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017 do Novo Ensino Médio. Os profissionais da educação deverão se inscrever até o dia 5 de abril, por meio do link: https://bit.ly/3sASM7z.

Desenvolvido pelo Departamento de Educação (DED)/ Serviço de Ensino Médio (Semed), o curso “O Novo Ensino Médio no contexto sergipano” será ofertado no formato a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Secretaria de Educação (AVA/Seduc), com conteúdo dividido em quatro módulos formativos, que ocorrerão no decorrer de quatro semanas, de 05 a 30 de abril. Na plataforma AVA, além do conhecimento específico, os cursistas terão acesso também às atividades reflexivas, avaliativas e o momento tira-dúvidas.

De acordo com Ana Lúcia Lima, diretora do Departamento de Educação, as formações possuem o objetivo de oferecer suporte pedagógico para subsidiar os gestores escolares e professores na implementação do novo Ensino Médio, já que o Currículo de Sergipe – Ensino Médio encontra-se no Conselho Estadual de Educação para regulamentação no Sistema Estadual de Ensino, balizando o funcionamento das unidades de ensino da Rede Estadual e as escolas mantidas pela iniciativa privada. Segundo ela, além do Currículo, foi encaminhada a Proposta Pedagógica e as Matrizes Curriculares para implementação nas Escolas Piloto localizadas na capital e interior de Sergipe.

Segundo a professora Isabella Santos, coordenadora do Semed, o curso online destinado ao Novo Ensino Médio está sendo ofertado para uma segunda turma e terá certificação de 50h. O material de estudo foi estruturado nas seguintes temáticas: Compreender o histórico e Marco legal da BNCC e do Novo EM; Conhecer a estrutura e os fundamentos pedagógicos da BNCC e do Currículo de Sergipe da Etapa do Ensino Médio; Entender as inovações do Novo Ensino Médio em Sergipe; e Aprender sobre os Itinerários Formativos.

O Novo Ensino Médio está previsto no Plano Nacional de Educação desde 2014. Seu surgimento deve-se às mudanças recentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. Mais informações sobre a capacitação online podem ser obtidas no contato: (79) 3194-3356.

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Transferência de dinheiro da Saúde para conta pessoal: “Valor chega a quase R$ 200 mil”, diz vereador Ricardo Marques
Deputado questiona insucesso de ações de sindicatos no TJ de Sergipe
Incêndio destrói galpão de fábrica de tecidos no município de Tobias Barreto
Sistema Fecomércio presta consultoria às empresas sobre LGPD