Aracaju, 1 de agosto de 2021

Cursos ofertados pela UFS estão com inscrições abertas para professores

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Os cursos a distância estão com inscrições abertas e contam com uma carga-horária entre 20 e 30h

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), oferta cinco cursos para professores da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa integra o Programa de Formação Inicial e Continuada da Educação Estadual, proposta conduzida pela Superintendência Executiva/Coordenadoria de Educação a Distância, Formação e Tecnologias Educacionais (Supex/Cefor/Seduc). As inscrições devem ser feitas no período de 5 a 9 de abril de 2021, no sistema Sigaa: https://bit.ly/3m273b8.

O objetivo é ampliar os espaços de discussão de temas contemporâneos da educação, bem como instrumentalizar professores que atuam em espaços virtuais de ensino e aprendizagem, no contexto da crise pandêmica mundial. Nesta primeira ação conjunta serão ofertados os seguintes cursos: 1. Introdução à Avaliação da Aprendizagem; 2. Educação e digitalização dos processos de ensino; 3. Educação Ambiental e os Impactos Causados pelo Covid-19; 4. Relações Laborais em Meio Ambiente no Período Pandêmico; 5. Produção de Material Didático para o Ensino a Distância e Remoto.

De acordo com a professora Clotildes Farias de Sousa, coordenadora da Cefor Seduc, a realização destes cursos, direcionados a professores da Educação Básica, foi possível mediante o fortalecimento da parceria entre a Seduc e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Sergipe, um programa consolidado em Sergipe. “A iniciativa, na prática, é a primeira de uma série que será realizada como parte do Programa de Formação Inicial e Continuada de Professores e Profissionais da Educação Básica (Profic). Esperamos que os professores da Rede participem e aproveitem mais este campo de possibilidades”, disse.

Com carga horária variável de 20 a 30 horas, a programação de cursos poderá ser concluída entre 13 de abril e 14 de maio, que será ministrada e coordenada pelos professores: Dr. Itamar Freitas, Dr. José Mário Aleluia Oliveira, Dra Maria José Nascimento Soares, Dr. Péricles Andrade. A metodologia de aprendizagem constará de leituras, execução de tarefas e interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), do Centro de Educação Superior a Distância (Cesad/UFS) e lives realizadas pelo BigBlueButton, Meet e aplicativos de uso comum nos meios educacionais, tais como o Canal UFS no YouTube.

Constará, também, na programação dos cursos: atividades arte-integrativas em saúde na educação, visando a promoção do bem-estar socioemocional, com reforço da campanha de enfrentamento ao Covid-19. Tais ações serão promovidas pela Divisão de Bem-Estar de Pessoal da Seduc (DIBEM/DRH/Seduc).

Acesse a lista completa de cursos: http://sitecesad.ufs.br/uploads/content_attach/path/31244/Banner_cursos_UFS_e_Cefor_26.03.2021.pdf

Caso o candidato enfrente alguma inconsistência no ato da inscrição no SIGAA, é necessário relatar o ocorrido por meio do email: cursos.cesadufs@gmail.com

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Policiais do Tático prendem suspeito de tráfico no Santa Maria
Boletim do coronavírus em Aracaju: 198 casos e nenhum óbito
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.395 da Mega
Prefeitos e lideranças aprovam “união” de André Moura e Fábio Mitidieri