06/04/21 - 16:44:03

CHUVAS NA CAPITAL SEGUEM ESPARSAS E EQUIPES  CONTINUAM DE PRONTIDÃO

Conforme o alerta divulgado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), no último domingo (4), o início da semana está sendo de pancadas de chuvas esparsas e moderadas. Nas últimas 48 horas, choveu o equivalente a 25,4 mm. As pancadas ocasionais devem continuar até esta quarta-feira, dia 7.

Até o momento, as equipes de monitoramento da Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec),  não registraram nenhuma ocorrência relacionada às chuvas.

Segundo o major Silvio Prado, coordenador da Defesa Civil de Aracaju, as chuvas estão ocorrendo dentro do previsto. “São precipitações passageiras, bem distribuídas e moderadas. Como o nosso alerta vai até amanhã, as equipes estarão de prontidão, para atender qualquer demanda”, destaca.

Para registrar uma ocorrência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 199, que tomará as providências necessárias. Além disso, as equipes fazem o monitoramento constante nos locais de risco e sujeitos a alagamentos e desmoronamento.

Além da vigilância da Defesa Civil, equipes das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb), assim como a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) atuam em toda a cidade, seja na manutenção do sistema de drenagem ou mesmo para auxílio de motoristas e pedestres.

SMS 40199

A Prefeitura de Aracaju, através da Defesa Civil, mantém um canal para informar a população, via SMS, sobre os alertas meteorológicos. Para receber os avisos, é necessário enviar um SMS para o número 40199 e inserir, no campo da mensagem, o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.

Após encaminhar o SMS de cadastro, será enviada uma mensagem de confirmação e o celular estará habilitado para receber os alertas da Defesa Civil. O serviço é gratuito e permite que a mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Foto: Sérgio Silva