06/04/21 - 08:04:45

Idosa recebe doses de fabricantes diferentes de vacinas contra a Covid-19 em Aracaju

Um mulher de 75 anos recebeu duas doses diferentes de vacinas contra a Covid-19 em Aracaju –Coronavac e Astrazeneca. O caso foi verificado nessa segunda-feira (5), após a aplicação da segunda dose em uma unidade de saúde localizada no final de linha do Conjunto Augusto Franco.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou o erro e informou que está fazendo o acompanhamento da situação que recebeu a primeira dose aplicada no dia 15 de março.

A SMS informa que passou a monitorar a usuária que recebeu segunda dose da primeira e esclarece que, conforme Infectologia, não há risco de efeito colateral ou de alteração no quadro de saúde da mulher de 65 aos.
O Ministério da Saúde orienta que não se administre uma terceira dose em situações como essa, que já foram registrados em outros estados. A orientação é que a população continue seguindo os protocolos sanitários de distanciamento social e uso de máscara e sempre apresente cartão de vacinação no momento da imunização”, disse a Infectologista da rede municipal de saúde de Aracaju, Fabrízia Tavares.

Os protocolos de Imunização serão reforçados junto às equipes lotadas nas Unidades Básicas de Saúde, nos pontos de apoio de Vacinação e nos postos do Parque da Sementeira e da escola municipal Presidente Vargas a fim de garantir a segurança do usuário e a transparência da Campanha de Vacinação contra covid-19. A triagem na recepção será redobrada e a orientação é que o cartão de vacinação é obrigatório para o recebimento da vacina.

A idosa também será monitorada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), através de testes sorológicos. “A gente faz uma pesquisa do anticorpo neutralizante. Vai monitorando ela, coletando sangue todo dia até ver quando ela vai formar o anticorpo neutralizante, quanto vai formar e qual a intensidade desse anticorpo”, disse o professor do Departamento de Farmácia da UFS, Lysandro Borges.