Aracaju, 5 de agosto de 2021

Comércio e serviços terão os horários de funcionamento escalonados a partir de segunda-feira, dia 12, em Aracaju

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O decreto nº 6.422, publicado na quinta-feira (8), estabelece horários de funcionamento escalonados para as atividades comerciais e de serviço em Aracaju. A medida visa diminuir a aglomeração de pessoas no transporte público, com estimativa de reduzir de 30% a 36% o fluxo de circulação nos horários de pico. Os novos horários entram em vigor na segunda-feira, 12, com duração indeterminada.

A adoção de horários escalonados entrou em teste pela Prefeitura de Aracaju com as recomendações do decreto anterior. As unidades e órgãos da administração municipal adotaram um regime de funcionamento dos serviços não essenciais das 9h às 15h. Com a assinatura do novo decreto, o escalonamento passa a ser obrigatório para todas as atividades, conforme horários detalhados a seguir:

Mercados públicos: das 6h às 15h;

Serviços públicos não essenciais: das 9h às 15h;

Comércio e serviços não essenciais no Centro: das 9h às 18h;

Comércio e serviços não essenciais nos demais bairros: das 10h às 19h;

Shoppings centers, supermercados, galerias, minimercados e lojas de departamento: das 10h às 19h;

Atendimento nos bancos: das 9h às 15h,  exceto pagamentos de benefícios relacionados à covid-19, a exemplo do auxílio emergencial.

As atividades que não estão especificadas no documento mantém o horário de abertura e fechamento regular.

Para acompanhar o cumprimento dessa medida, o decreto instituiu o Subcomitê de Monitoramento do Regime de Escalonamento (SMRE), que avaliará os resultados obtidos, reportando-os ao Comitê de Operação de Emergência (COE), que tem atuado para estabelecer medidas de combate à pandemia do coronavírus na capital.

O SMRE será composto por representantes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Procuradoria-Geral do Município (PGM).

Restrições mantidas

Além do escalonamento do horário, o novo decreto prorroga, até o dia 15, as medidas restritivas que já estão em vigor em Aracaju, a exemplo do toque de recolher das 20h às 5h, e as demais normas para impedir a propagação do coronavírus.

O documento detalha, ainda, que neste sábado e domingo, dias 10 e 11, estão proibidas a circulação de pessoas, a realização de atividades econômicas e práticas esportivas, individuais ou coletivas, nas praias, orlas fluviais, parques aquáticos e praças.

Informações e foto AAN

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Deputado Talysson cobra ponto de ônibus coberto em N. Srª Aparecida
Aprovado na Alese o pedido de regularidade de abastecimento de água em Muribeca
Deputada solicita isenção de tarifas em transportes coletivos em Aracaju
Ipesaúde inclui cirurgião torácico em seu leque de especialidades