Aracaju, 3 de agosto de 2021

Governo intensifica ações para implementação do Hospital da Criança

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Hospital da Criança funcionará no antigo prédio da Maternidade Hildete Falcão Batista. O espaço passou por uma moderna reforma na sua estrutura física

A realização de cirurgias pediátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Sergipe, foi debatida na manhã desta quarta-feira, 14, no auditório do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho. A ação reflete em mais um passo importante que o Governo do Estado dá rumo à saúde da criança. A reunião contou com as presenças da superintendente executiva da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Adriana Menezes, o superintendente do Huse, Walter Pinheiro, a coordenadora da Pediatria, Cristiane Barreto, além de sete cirurgiões pediátricos.

“A gente está com a missão de implementar o Hospital da Criança que é uma idealização do governador Belivaldo Chagas e temos várias diretrizes a serem discutidas, entre elas a cirurgia pediátrica, por isso, que nos reunimos com os cirurgiões pediátricos para que eles também participem da construção desse fluxo e para tentar organizar esse serviço”, explicou a superintendente executiva da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Adriana Menezes.

O Hospital da Criança funcionará no antigo prédio da Maternidade Hildete Falcão Batista. O espaço passou por uma moderna reforma na sua estrutura física. Para o superintendente do Hospital João Alves, Walter Pinheiro, o local é adequado para a realização desse atendimento integral da criança.

“Durante a visita técnica a satisfação dos colegas foi unânime em visitaram a unidade, dos mais antigos aos mais novos, todos ficaram satisfeitos com a estrutura, teceram críticas na intenção de ajustar para que isso saia da melhor forma possível e que gere um atendimento de qualidade, com eficiência e condições de trabalho adequadas para eles”, enfatizou Walter Pinheiro.

A previsão de inauguração do Hospital da Criança é no final de julho. “A questão da cirurgia pediátrica é o maior desafio e ela vem abrilhantar o hospital fazendo com que o atendimento seja o mais integral possível à criança em Sergipe”, declarou a diretora de Atenção Especializada em Urgência, Maria Lúcia Santos.

Fluxo

No Hospital João Alves continuará a retaguarda de alta complexidade, Centro de Terapia Intensiva (CTI), atendimento ao grande queimado e ao politraumatizado. No Hospital da Criança (antiga Hildete Falcão) ficará o atendimento de baixa e média complexidade, podendo, com a aquisição do serviço de cirurgia pediátrica, prestar atendimento de maior complexidade que é inerente ao procedimento de cirurgia pediátrica.

O Hospital da Criança contará com três salas para cirurgias, todas amplas, novas e equipadas. A coordenadora da Pediatria do Hospital João Alves, Cristiane Barreto, não escondeu a satisfação e os benefícios que o serviço trará para os pequenos pacientes. “Os benefícios são inúmeros porque hoje em dia não existe atendimento de cirurgia pediátrica estruturado”, afirmou.

A coordenadora Estadual de Assistência Hospitalar e Urgência da SES, Claudivania Farah, destacou o trabalho da equipe para que a nova estrutura do Hospital da Criança esteja pronta em breve. “Estamos à frente com uma equipe muito boa na organização do hospital e passando por algumas etapas como infraestrutura, levantamento de RH, mobiliário”, declarou.

Cirurgiões Pediátricos

Participaram da reunião e acompanharam a visita técnica os cirurgiões pediátricos Fábio Seiti, Simone Maria de Oliveira, Vilma Cunha Rezende, Fabíola Pollachi, Denise Tavares, Márcia Montalvão e Norrara Amanda Martins.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sindcom e Fecomércio debatem sobre prodeter em Tobias Barreto
UFS registra média anual de quase 19 pedidos de patentes desde 2011
PL inclui surdo unilateral nas cotas para deficientes em concursos públicos
Eduardo participa de solenidade para cidade mais sustentável