Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

CRIADA ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DOS MOTORISTAS AUTÔNOMO POR APLICATIVO

6

Com a meta de esvaziar concorrentes como Uber, 99, Indriver, motoristas criam aplicativo próprio em Sergipe

Serviço entrou em funcionamento em novembro de 2020 em CARÁTER teste e passará a funcionar a partir de maio, com plataforma própria e nos moldes já conhecidos. Nesse primeiro momento os profissionais já estão tendo descontos apenas de 10% nos valores das corridas.

Sergipe — Em 2018 Com o apoio de investidores locais, um grupo de motoristas que trabalha com aplicativos tradicionais, como Uber e 99 , se organizou e criou a Associação Sergipana Dos Motoristas Autônomo por Aplicativos – ASMAA. O presidente, Josean dos santos, afirma que a entidade tem como objetivo reunir todos os motoristas que atendem a demandas por aplicativo nos 75  municípios Sergipano. 3 anos após  sua fundação a entidade usará um aplicativo próprio, e a intenção é que seus integrantes, mais de 10 mil atualmente, deixem de trabalhar para os demais. Segundo Joza, a nova plantaforma  cobrará taxa de agenciamento de 10% pelas viagens realizadas.

Ficaremos com 90% do nosso lucro. Hoje com as altas taxas e preços dos aplicativos tradicionais, poucos são os motoristas que não têm que trabalhar de 12 a 16 horas para conseguir ganhar uma diária de R$ 250,00 exemplifica.

De acordo com Joza, além da verba para criar a Plantaforma de transporte de passageiros, cujo valor  investido já chega a 315 mil, a Associação conta com o apoio dos motoristas para divulgação da plantaforma nas Redes sociais, publicidade, vamos trabalhar para da uma boa estrutura organizacional e serviços de assessorias jurídica, contábil e de tecnologia de informação.

Batizado de I-MOBILE, o aplicativo deve ser lançado no dia 01 de maio. O projeto é ambicioso: a partir daí, diz Joza, a ideia é que os associados deixem de fazer corridas a serviço da Uber, 99, Indriver e de empresas similares.

Nossos investidores, que preferem não aparecer, se solidarizaram com a causa e querem criar uma nova realidade para o modelo de distribuição deste serviço, pautado e fundamentado na economia solidária, em que o negócio é feito para nós. Essa realidade veio para ajudar e facilitar a vida dos cidadãos e não para proveito e enriquecimento próprio. E nós, motoristas, com toda certeza queremos sair desse modelo de escravidão exploração por plataformas digitais — desabafa Joza, que trabalha com o seguimento  de aplicativo há 5 anos.

Até a data de lançamento, a ideia é aprimorar a instituição e o aplicativo e atrair mais motoristas. A meta é chegar a ,15 mil associados do estado. Além de ficarem com o valor de 90% da corrida e não precisarem pagar qualquer taxa à instituição, os profissionais terão benefícios como linha de crédito, parcerias com estabelecimentos comerciais, Proteção Veicular, Plano de Saúde por Telemedicina e acesso a cursos, palestras e rotas turísticas, um clube de vantagens e a possibilidade de fazer compras coletivas com menor custo (máscara, álcool, balas, água e acessórios automotivos), conta Joza. A ASMAA também contará com um central de atendimento por telefone, watzap, e-mail, Instagram e pelo site oficial do Aplicativo.

O aplicativo funcionará nos moldes já conhecidos, com serviço de geolocalização, identificação do carro e do motorista e avaliação. O preço da corrida não deverá sofrer alterações, mas Joza garante que o serviço terá mais qualidade.

Não se trata mais de uma empresa estrangeira que não conhece os motoristas e nada pode fazer além de devolver o dinheiro da corrida, em caso de algum problema, como acontece hoje. Os motoristas serão avaliados e bem preparados, e, para o caso de haver necessidade de devolução ou ressarcimento ao usuário  por um motivo justo, já oferecemos b um fundo de apoio ao Motorista administrado pela associação. Mas com profissionais satisfeitos, instruídos e bem remunerados a qualidade do serviço certamente só tende a melhorar.

Joza disse que os aplicativos de mobilidade urbana não são regulamentados. Porém ressaltou que tanto a associação quanto o aplicativo estão legalizados e que vai garantir a seus Associados total apoio e segurança jurídica.

Da assessoria

 

 

 

Leia também