Aracaju, 29 de março de 2024

DADOS DA SSP APONTAM REDUÇÃO CRIMINAL NO MUNICÍPIO DE ROSÁRIO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

O município de Rosário do Catete, com pouco mais de 11 mil habitantes (IBGE, 2020), apresentou uma redução de crimes no primeiro trimestre deste ano, conforme dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE). Os dados foram coletados e divulgados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública e Mobilidade Urbana.

Segundo os dados registrados em boletins de ocorrências, no primeiro trimestre deste ano foram 30 ocorrências de crimes contra o patrimônio. No mesmo período, nos últimos dois anos, foram 61 ocorrências, o que representa um Índice de Redução (IDRED) de 50,82%. Os crimes contra o patrimônio são dano, estelionato, extorsão, furto, peculato, receptação e roubo.

Para o Secretário Municipal de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, José Anselmo Santos, nestes primeiros três meses foram intensificadas as rondas diárias. “As rondas diárias foram fundamentais para diminuição de crimes, principalmente na área central da cidade, onde o número de delitos era elevado. Por isso, além da ronda motorizada, colocamos ronda ostensiva a pé”, destacou o gestor.

Em relação aos crimes contra a liberdade individual, como ameaça e sequestro, foram registradas 8 ocorrências contra 17 ocorrências no mesmo período nos últimos dois anos. A redução chegou a 52,94% (IDRED). No levantamento, foram registradas 6 ocorrências de crimes contra a honra no primeiro trimestre de 2021, uma redução de 57,14% em comparação ao período de 2019/2020, que registrou 14 ocorrências. Os crimes contra a honra são calúnia, difamação e injúria. O maior Índice de Redução (IDRED) foi relacionado aos crimes contra a vida, que são aborto, homicídio, feminicídio, infanticídio, latrocínio, lesão corporal e suicídio. O município de Rosário do Catete registrou 4 ocorrências no primeiro trimestre deste ano. No mesmo período, em 2019/2020, foram 16 ocorrências. Estes números revelam o maior índice de redução equivalente a 75%.

O secretário municipal reforça que o cidadão rosarense pode solicitar ajuda à Guarda Municipal pelo telefone (79) 99824-7330, que está disponível 24 horas. José Anselmo reforçou que estuda a viabilidade de implementar um sistema de videomonitoramento para reduzir ainda mais os delitos em Rosário do Catete.

Por Keizer Santos

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também