Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Emdagro prepara início da 1ª etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa

6

Criadores com cadastros suspensos ou cancelados na Emdagro não poderão comprar vacinas

O Estado de Sergipe se prepara para entrar no 26º ano como área livre da Febre Aftosa, com vacinação, a partir do dia 1º de maio, quando tem início a primeira etapa da campanha contra a doença. A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e responsável pela implementação local da Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), já trabalha as estratégias da campanha, que deverá imunizar mais de 1 milhão e 200 mil bovinos [de mamando a caducando] em todo o território sergipano, superando os 96,4% do rebanho vacinado em 2020.

Entre as estratégias, está a elaboração de uma Carta Aviso aos criadores, que ressalta a importância da atualização do cadastro junto à Emdagro antes de adquirir as vacinas. Elas começarão a ser vendidas em 1º de maio, e os criadores deverão verificar se as revendedoras possuem autorização do órgão para a sua comercialização. Além de destacar a importância da declaração de vacinação, a Carta Aviso traz, no verso, o formulário que pode ser utilizado pelo criador para declarar a vacinação nos escritórios da empresa ou pelos meios digitais. O envio pode ser feito pelo Sistema de Integração Agropecuária (Siapec3), em www.emdagro.se.gov.br; pelo e-mail codea@emdagro.se.gov.br; ou  WhatsApp (79) 99191-4341.

A cartilha também traz orientações quanto à compra da vacina e dicas de como deve ser aplicada nos animais. “No momento da compra, é importante optar por lojas registradas no Mapa e certificar que as vacinas estão armazenadas na temperatura correta: entre 2º C e 8º C. O criador deverá comprar a vacina de acordo com a quantidade de animais do seu rebanho. Antes da aplicação, ele deve agitar o frasco e aplicar a dosagem certa de 2 ml em cada um dos seus animais, lembrando que tanto as seringas quanto as ampolas das vacinas deverão estar armazenadas em caixa térmica, e as agulhas devem ser novas, adequadas e limpas”, orientou a médica veterinária Adriana Frias, responsável pelo Pnefa em Sergipe.

Ainda segundo a veterinária, caso o criador adquira as vacinas e, após imunizar seu rebanho ainda reste produto, ele poderá ceder a outras pessoas. “Cada frasco da vacina vem com 15 ou 50 doses. O produtor comprar suas vacinas de acordo com a quantidade de animais que possui, mas se mesmo assim ainda houver sobra de doses após a imunização de todo o seu rebanho, ele poderá ceder a um vizinho ou familiar esse excedente, desde que todos estejam cadastrados. Nesse caso, eles deverão fazer suas respectivas declarações utilizando o número da Nota Fiscal daquele produtor que comprou a vacina inicialmente”, explicou.

Para a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade, a Carta Aviso tem a importância de antecipar essas e outras orientações aos criadores, para que não deixem para a última hora. “O mais importante, nesse momento, é que aqueles que estão com seus cadastros desatualizados junto à Emdagro, procurem um escritório da empresa para fazer sua essa atualização, porque, caso contrário, não poderão comprar a vacina nem imunizar seu rebanho, ficando à mercê das penalidades que a lei traz”, alertou Aparecida.

A diretora afirma que as revendas veterinárias já estão se preparando para atualizar estoques e garantir aos criadores a vacina, a partir de 1° de maio de 2021. “A equipe de veterinários da Emdagro está em campo fiscalizando as condições de armazenamento das vacinas e orientado as revendas sobre atualização de inventário no Siapec3, para que o criador seja cada vez mais favorecido com a facilitação na hora de realizar sua declaração”, concluiu Aparecida Andrade.

Por Carlos Mariz

Foto Ascom Emdagro

Leia também