Aracaju, 25 de setembro de 2021

Governo entoca vacinas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Por Adiberto de Souza *

Só após dezenas de cidades, entre as quais Aracaju, suspenderem a imunização contra a covid-19 por falta de vacinas, foi que o Ministério da Saúde anunciou a distribuição, nesta quinta-feira, de um lote com 104,8 mil doses de Coronavac. É muito pouco para atender aos milhares de braços à espera da segunda seringada, mas o repetindo aparecimento deste lote de imunizantes deixa claro que nessa guerra contra a pandemia o governo federal está mais perdido do que cachorro quando cai do caminhão de mudança. É preciso que o Ministério explique por qual motivo entocava as mais de 100 mil doses de vacinas enquanto o Brasil clamava por elas. Este aparecimento de 104,8 mil Coronavac, assim do nada, só aumenta a suspeita de que o governo Bolsonaro aposta no quanto pior melhor, torce pelo sucesso do coronavirus e se lixa se muito mais gente ainda vai morrer nessa guerra biológica. Desconjuro!

Copiando Kitty

A delegada de polícia Danielle Garcia replicou no instagram a postagem da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) afirmando ter chegado “a hora de saber quem está ou não no bolso do governador”. A cidadanista se refere aos deputados que não assinaram o requerimento propondo a abertura da CPI da Covid. Será que a policial e candidata derrotada a Prefeitura de Aracaju também acredita que Belivaldo Chagas (PSD) compra deputados, que os nossos parlamentares estaduais se vendem por 30 moedas? Misericórdia!

Ódio virtual

Cerca de 63% das denúncias contra crimes cibernéticos estão relacionadas a discurso de ódio. O racismo corresponde a quase um terço dos conteúdos denunciados. Além disso, 69% das vítimas que procuram ajuda por bullying, perseguição e ameaças são mulheres. Segundo a Ong SaferNet, as páginas de pornografia infantil continuam ocupando generosos espaços na internet, apesar da permanente ação policial contra os adeptos da pedofilia. Lastimável!

Grana na conta

O governo de Sergipe começa hoje e termina amanhã o pagamento da folha de pessoal deste mês. Tudo bom, tudo bem se os salários não estivessem tão defasados. Escudado na crise financeira, o Executivo estadual se nega, há anos, a recompor as perdas salariais sofridas pelos servidores públicos. Aliás, neste quesito, o governo sergipano desrespeita à Constituição Federal há muito tempo. O congelamento dos salários é a maior prova de que o governo não prioriza quem, de fato, toca a máquina pública estadual. Só Jesus na causa!

Além fronteira

A pesquisa sobre as eleições de 2022, mostrando o ex-presidente Lula da Silva (PT) na liderança das intenções de votos em Sergipe, está repercutindo fora do estado. Feita pelo instituto Padrão a pedido da rádio Fan/FM, a consulta foi divulgada pelo site Fórum, portal de notícia de âmbito nacional. Segundo a pesquisa, Lula tem, entre os sergipanos, 55,2% de intenções de voto, enquanto o presidente Bolsonaro (sem partido) aparece com minguados 18,1%. Feita nos últimos dias 21 e 24, a consulta também mostra Luciano Huck, com 4% e Ciro Gomes (PDT) com apenas 2,7% das intenções de votos. Marminino!

Mala sem alça

A pesquisa do Instituto Padrão escancara como o pedetista Ciro Gomes é mal visto entre os sergipanos. É bom o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) ir se preparando para arrastar essa mala sem alça pelas ruas e avenidas de Aracaju. Com viés de direita brucutu e educação de um jumento, Ciro Gomes é o oposto de Edvaldo, que esbanjou leveza na campanha eleitoral passada, se reelegendo com um pé nas costas. Mas, tendo que andar por aí ladeado pelo presidenciável do PDT, será prudente o prefeito levar um guarda-chuva para se proteger dos ovos e de otras cositas mas. Crendeuspai!

Há vagas

Recém-chegada em Sergipe, a Brisanet Telecomunicações está abrindo o processo seletivo para mais de 400 vagas de emprego em Aracaju. As oportunidades são para cabista, instalador e reparador de telecomunicações, emendador de cabo de fibra óptica, técnico de redes e de telecomunicações, agente de coletas, PAPs (vendedores porta a porta), consultor de vendas corporativo, recepcionista, operador de caixa, auxiliar administrativo de escritório, dentre outras funções no âmbito comercial e operacional. Segundo a empresa, a seleção visa o preenchimento imediato de 120 vagas e, até o fim do ano, todas as 400 oportunidades de emprego devem estar ocupadas. Maravilha!

Prefeito internado

Com covid-19, o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), 55 anos, foi internado às pressas num hospital de Aracaju. O gestor estava em isolamento desde o último final de semana, mas sentiu-se mal e os médicos aconselharam interná-lo. A assessoria do prefeito itabaianense informou que ele está sentindo dores no tórax e que o seu estado de saúde é estável. Melhoras!

Volta às aulas

O governador Belivaldo Chagas (PSD) pretende iniciar o quanto antes a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais de educação. Serão priorizados os professores que já voltaram ou têm data prevista para retornar à sala de aula. Após ouvir o Comitê Científico, Belivaldo anunciou que educadores e estudantes dos 1º e 2º ano do ensino fundamental retornarão às escolas no próximo dia 10. A questão é saber se até lá todos os professores já terão sido imunizados. Aff Maria!

Invocado com André

Se tem alguém em Sergipe que não vota no ex-deputado federal André Moura (PSC) nem amarrado, esta pessoa é o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (Republicanos). Segundo o capelense, André terá dificuldades para se candidatar ao Senado porque as principais lideranças de Sergipe não subirão em seu palanque: “Assim como eu, muita gente quer distância dele”, afirma. É bom, porém, tirar por menos os ataques de Sukita contra ex-deputado, pois o ex-prefeito não esconde que detesta André desde 2012. Danôsse!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 15 de janeiro de 1916.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF
Fábio Reis assina ordem de serviço para pavimentar povoado