Aracaju, 25 de setembro de 2021

Aracaju capacita profissionais de saúde para manuseio da vacina Pfizer/BioNTech

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Com o objetivo de orientar sobre os protocolos e procedimentos da vacina Pfizer/BioNTech para a campanha de imunização contra a covid-19 em Aracaju, profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participaram de uma capacitação online realizada pelo laboratório produtor do imunizante.

“No treinamento, os profissionais foram capacitados para o correto manuseio da vacina e sobre condições de armazenamento, apresentação, preparo e via de administração”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ana Paula Machado.

Ainda segundo a coordenadora, entre os conteúdos da capacitação estão o recebimento das doses, embalagem, visão geral e cadeia de frio, opções para armazenamento no local, preparação e administração, relato de evento adverso e fontes de consulta.

“A principal diferença da Pfizer é que as outras já vêm prontas, só precisamos aspirar da ampola e administrar. Já a vacina da Pfizer com diluente [líquido] e liófilo [pó] separados, juntamos os dois e fazemos a diluição. Depois, administrarmos”, enfatiza.

A Vacina

O frasco da vacina Pfizer/BioNTech contém seis doses. O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 21 dias. De acordo com estudos realizados sobre o imunizante, a vacina garante 95% de eficácia já na primeira dose.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisou as exigências de armazenamento da vacina e flexibilizou as temperaturas utilizadas para conservação em baixas temperaturas. O órgão garante que o armazenamento a uma temperatura entre -15°C e -30°C, por um período de até duas semanas; e de 2°C e 8°C, por até cinco dias, não faz com que a vacina perca a eficácia de seus componentes.

“Foi muito importante este treinamento porque adquirimos ainda mais segurança na hora de vacinar. Estou extremamente agradecida pela experiência e em fazer parte dessa equipe. O treinamento foi interessante e esclarecedor”, avaliou a enfermeira Carolina Santos.

Assessoria de comunicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF
Fábio Reis assina ordem de serviço para pavimentar povoado