Aracaju, 16 de abril de 2024

Cirurgia realiza procedimento inédito para paciente de Covid receber tratamento com membrana extracorpórea

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Cirurgia

Na manhã deste sábado, 1º de maio, Dia do Trabalhador e véspera do aniversário de 95 anos, o Hospital de Cirurgia registra mais um ato de pioneirismo na medicina sergipana: um procedimento inédito no Estado de Sergipe para que um paciente Covid-19 recebesse o tratamento com Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO).

Executado pela equipe de cirurgia cardíaca do Cirurgia, sob o comando do Dr. Roberto Cardoso e Dr. Wilson Felix, o procedimento para início da terapia por ECMO contou também com a expertise do cirurgião cardíaco baiano Dr. Marco Guedes e do perfusionista Dr. Rayone Akaore Cardoso, ambos com elevada experiência em ECMO. Toda a intervenção foi supervisionada e auxiliada pelo Médico Intensivista e Coordenador das Unidades de Terapias Intensivas (UTI’s) do Cirurgia, Dr. Luiz Flávio Prado.

A ECMO é indicada quando há um comprometimento pulmonar importante, causado por uma doença aguda, funcionando como um coração artificial e um pulmão artificial para o paciente, através de um circuito de tubos, bomba, oxigenador e aquecedor que fica instalado fora do corpo. Não é um tratamento recomendado a todos os pacientes. Além do mais, exige uma avaliação rigorosa, equipamentos específicos e profissionais capacitados para o procedimento.

De acordo com o Dr. Wilson Felix, após horas de trabalho, o início da terapia ocorreu de forma positiva. A partir de agora, a equipe do Cirurgia acompanhará todo o processo de evolução do paciente.

“Trata-se de um tratamento caro e inédito em Sergipe. Por isso, somos gratos à Direção do Hospital de Cirurgia, ao Diretor Técnico Dr. Rilton Morais, e em especial à interventora Márcia Guimarães, pela coragem de inovar e trazer esse tipo de procedimento para o Estado. A ECMO é mais uma ferramenta para salvarmos vidas acometidas pela Covid-19”, destaca Dr. Wilson Felix.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também