Aracaju, 28 de setembro de 2021

Instituto Tobias Barreto  preserva importante acervo sobre a história de Sergipe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Com um acervo de 25 mil títulos, nos variados suportes e área do conhecimento, dispondo ainda de documentos arquivísticos, o Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura (ITBEC), instalado no campus Unit Farolândia, abriga um dos acervos mais importantes da história de Sergipe.

Criado pelo jornalista, historiador, imortal da Academia Sergipana de Letras, Luiz Antônio Barreto, o ITBEC foi inaugurado em 1997, à rua Duque de Caxias, no bairro São José, em Aracaju, e reinaugurado em 2011, quando passou a ocupar todo segundo andar da Biblioteca Central da Unit.

A Biblioteconomista Alda Teresa Nunes, especialista em Documentação e Gestão de Arquivos Empresariais e Culturais, explica que 5.036 títulos e 6.256 exemplares, estão classificados e catalogados de acordo com os padrões biblioteconômicos, no sistema PERGAMUM. Os demais materiais ainda passam por triagem e tratamento técnico, visando compor um inventário geral do acervo.

“Entende-se que, um acervo garimpado pela pessoa que foi o Dr. Luiz Antônio Barreto, homem político, culto, com vasto histórico de contribuição aos universitários, pesquisadores, escritores de modo geral, com certeza foi impregnado um valor a este. Desta forma, tem grande relevância para a sociedade sergipana”, ressalta.

Frequentado por pesquisadores, acadêmicos e estudiosos de modo geral e aberto à comunidade externa, o Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura está temporariamente com as portas fechadas em atendimento aos decretos governamentais e protocolos de biossegurança adotados pela Unit diante do cenário de pandemia.

“No momento as atividades estão suspensas. Assim que for liberado o acesso, seguiremos as orientações da instituição”, confirma Alda Nunes Bibliotecária de Processos Técnicos do ITBEC.

Assessoria de Imprensa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Samuel decidirá adiar casamento com Zayla em ‘Nos Tempos do Imperador’
Juliette recebe Pabllo Vittar no ‘TVZ’: ‘Fico hipnotizada quando olho pra ela!’
Larissa Manoela sai do mar de maiô cavado e ganha curtida de affair
Aos prantos, Luisa Mell relembra violência médica: “Não quero viver assim”