Aracaju, 29 de março de 2024

Instituto JCPM promove curso gratuito de Libras em Aracaju

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Disabled Deaf Man In Video Conference Call

Buscando promover a comunicação inclusiva e contribuir com a empregabilidade dos jovens sergipanos, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) oferece curso on-line e gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras). As atividades são voltadas para alunos ou egressos da rede pública de ensino, de 16 a 24 de anos de idade, e as inscrições podem ser realizadas acessando o IG @IJCPM no Instagram até o dia 12 de maio.

Estão sendo ofertadas vagas em quatro turmas nos turnos da manhã ou tarde. As aulas foram iniciadas na quarta-feira, 5 de maio, e mais informações podem ser obtidas pelo número (79) 9 8101.1307 (WhatsApp).

A Libras é a segunda língua oficial do Brasil e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que mais de 10,5 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva. Isso significa que 5% da população é surda no Brasil. Os dados ratificam a importância da Libras para os crescimentos pessoal e profissional dos cidadãos.

O IJCPM também dispõe de vagas para os cursos gratuitos de ‘Operador de Caixa’ e ‘Preparando para o Mundo do Trabalho’. As aulas iniciaram em 26 de abril, mas os interessados ainda podem se inscrever até a próxima sexta-feira, 7 de maio, acessando o link disponível no IG @IJCPM.

Conheça os cursos gratuitos oferecidos pelo IJCPM em Sergipe:

Libras

Construir conhecimento sobre cidadania e a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e e desenvolver habilidades e competências para que o aluno possa estabelecer um nível básico de diálogo em Libras em diversos contextos sociais, principalmente no ambiente profissional.

Público: jovens de 16 a 24 anos;

Período: de maio a junho de 2021;

Turmas: Manhã e tarde. Aulas às segundas ou quartas-feiras, das 9h às 11h ou das 14h às 16h;

Vagas: 100;

Carga horária: 16h

Operador de Caixa

Visa instrumentalizar o aluno para atuação no varejo, aumentando o potencial de empregabilidade nas vagas provenientes de parcerias com supermercados. O curso busca desenvolver as habilidades intelectuais, teóricas e práticas do aluno, bem como a postura ética e moral e a capacidade de relacionamento interpessoal e interdisciplinar.

Público: jovens de 16 a 24 anos;

Período: de abril a junho de 2021;

Turmas: Manhã. Aulas às segundas ou quartas-feiras, das 9h às 10h30;

Vagas: 40;

Carga horária: 30h

Preparação para o Mundo do Trabalho

O curso tem como principal objetivo proporcionar situações de aprendizagem que contribuam para inserção ou recolocação de jovens no mercado de trabalho através do desenvolvimento de competências e habilidades em três áreas de conhecimento: Planejamento de Carreira, Pensamento Matemático e Noções de Informática.

Público: jovens de 16 a 24 anos;

Período: de abril a junho de 2021;

Turmas: Manhã ou tarde. Aulas às segundas ou quartas-feiras, das 8h às 11h ou das 14h às 17h;

Vagas: 55;

Carga horária: 20h

Sobre o IJCPM

Desde 2016, o Instituto JCPM atua em Aracaju elevando o potencial de empregabilidade de jovens de 16 a 24 anos. Em cinco anos, mais de 2.880 alunos passaram pela instituição e 344 foram inseridos no mercado de trabalho. Buscando promover os crescimentos profissional e intelectual dessa faixa etária, o instituto oferece cursos gratuitos de qualificação, multidisciplinar, idiomas, informática básica, oficinas de férias e ações voltadas à cidadania e questões comportamentais capazes de aprimorar o desempenho dos jovens no trabalho. O IJCPM atua em Aracaju, Salvador, Recife e Fortaleza e as atividades são voltadas a estudantes ou egressos da rede pública de ensino.

Da assessoria

Foto: Divulgação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também