Nesta terça-feira (18) pessoas com comorbidades a partir dos 40 anos começaram a ser imunizadas contra a Covid-19 em Aracaju.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que pode receber a vacina quem está na mesma faixa etária, tem deficiência permanente e é cadastrado no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A primeira dose está sendo feita com a AstraZeneca, já que a Coronavac está restrita à 2ª dose, e nesta terça, será para quem tomou a 1ª no dia 21 de abril. Profissionais de saúde, grávidas e puérperas com comorbidades recebem a vacina da Pfizer.
Continuam se vacinando pessoas com doença renal crônica, pessoas com síndrome de Down e com autismo a partir dos 18 anos, além de profissionais da segurança pública.
Locais de vacinação
Para receber a primeira dose da imunização, o público-alvo poderá se dirigir ao drive-thru, instalado no Parque Governador Albano Franco (Sementeira), de 8h às 17h, com o código autorizativo, ou aos dez pontos fixos, que funcionam das 8h às 16h. São eles: UBS José Augusto Barreto (bairro Japãozinho), UBS Augusto Franco (bairro Farolândia), UBS Santa Terezinha (zona de Expansão), UBS Marx de Carvalho (Ponto Novo), UBS Adel Nunes (bairro América), CRAS João de Oliveira Sobral (bairro Santos Dumont), UBS Manoel de Souza Pereira (bairro Sol Nascente), UBS Hugo Gurgel (na Coroa do Meio), UBS Cândida Alves (bairro Industrial) e UBS Edézio Vieira de Melo (bairro Siqueira Campos).
Tanto no posto itinerante quanto nos pontos fixos é preciso apresentar relatório médico comprovando a comorbidade. No drive-thru, a vacinação ocorre mediante cadastro no portal da vacina e apresentação de código.
Gestantes e puérperas com comorbidades recebem o imunizante no auditório anexo à Escola Municipal Presidente Vargas, no Bairro Siqueira Campos, e na Unidade Básica de Saúde Sinhazinha, no Bairro Grageru.
A 2ª dose da CoronaVac estará disponível no posto itinerante do Parque da Sementeira e em cinco pontos fixos: UBS Francisco Fonseca (bairro 18 do Forte), Estação Cidadania (bairro Bugio), UBS Amélia Leite (bairro Suissa), UBS Oswaldo de Souza (bairro Getúlio Vargas) e Colégio CCPA (bairro Grageru).
Já a 2ª dose da Astrazeneca estará disponível para as pessoas que tomaram a 1ª dose a partir de fevereiro, seguindo o intervalo de 90 dias entre as doses, nos seguintes locais: UBS José Augusto Barreto (bairro Japãozinho); UBS Augusto Franco (bairro Farolândia); UBS Santa Terezinha (zona de Expansão), UBS Marx de Carvalho (Ponto Novo), UBS Adel Nunes (bairro América), CRAS João de Oliveira Sobral (bairro Santos Dumont), UBS Manoel de Souza Pereira (bairro Sol Nascente), UBS Hugo Gurgel (na Coroa do Meio), UBS Cândida Alves (bairro Industrial) e UBS Edézio Vieira de Melo (bairro Siqueira Campos).