Aracaju, 30 de julho de 2021

Mais de 80% dos trabalhadores do transporte já estão vacinados contra covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Diariamente, cerca de 200 mil pessoas utilizam o transporte público para se locomover, em Aracaju. Devido à pandemia, de modo a proteger tanto os usuários quantos os trabalhadores do sistema de transporte coletivo, a Prefeitura de Aracaju incluiu motoristas e cobradores como grupo de prioridade na campanha de vacinação contra a covid-19.

Esses profissionais começaram a ser vacinados no dia 24 de maio e, desde então, dos 1.994 motoristas e cobradores inclusos, mais de 80% deles já foram vacinados, seja na fase da categoria ou na contemplação por idade, seguindo o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“Apesar do quantitativo, até o momento, mais de 16% desses profissionais ainda nem se cadastraram para receber a vacina. Assim como temos ressaltado a respeito de outras categorias que atuam na linha de frente ou estão muito expostas, o mesmo apelo fazemos aos motoristas e cobradores. A vacina é o único meio seguro de salvar vidas, te obtermos controle da doença, portanto, é de suma importância que aqueles que já podem se vacinar façam uso do direito que têm”, destaca a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

No caso desses profissionais, ressalta a gestora, o fluxo de pessoas com que eles têm contato é muito grande e intenso e a vacina é que pode protegê-los de um possível agravamento da covid-19.

“Para que consigamos sair da situação de pandemia, a maior parte da população precisa ser vacinada, assim, precisamos da colaboração dos que já podem se vacinar”, salienta a secretária municipal da Saúde, Waneska Barbosa.

Superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles reforça a importância da ação voltada para esses profissionais e destaca que a Prefeitura está avançando na vacinação contra a covid-19.

“A decisão de vacinar os rodoviários que fazem parte do sistema de transporte coletivo foi muito importante. Já vacinamos mais de 80% da categoria, no entanto, quanto mais pessoas vacinadas, melhor para todos”, completa Renato Telles.

Para ter acesso à vacina, esses trabalhadores precisam se cadastrar no site da Prefeitura, no portal “VacinAju”. Deverão apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de vínculo com a instituição ou empresa na qual trabalha.

Após o cadastro, eles receberão um código autorizativo e poderão receber a primeira dose do imunizante no drive-thru localizado dentro do Parque da Sementeira, e em duas Unidades Básicas de Saúde: a UBS Adel Nunes (no bairro América), e a UBS Hugo Gurgel (no bairro Coroa do Meio).

Como se cadastrar

1º – Para se cadastrar no VacinAju é preciso acessar o site https://abre.ai/cadastrovacinaju ou clicar no banner “Cadastro para Vacina”, situado no parte superior do Portal da Prefeitura e, depois, novamente em “Cadastro para Vacina”. O cadastro pode ser realizado através de computadores ou dispositivos móveis, conectados à internet.

2º – Na tela inicial da plataforma, os usuários que vão efetuar seu cadastro precisam clicar em “Ir para o formulário”. Já quem deseja consultar a solicitação deve clicar em “Consultar”.

3º – Ao abrir o formulário, é necessário ler atentamente as instruções e preencher todos os campos solicitados, sendo que aqueles com um asterisco (*) são obrigatórios.

4º – Na parte inferior da tela, é necessário anexar os documentos solicitados. Além do envio das fotos frente e verso do documento de identificação e foto do comprovante de residência (clicando em “Selecione”); é preciso anexar os comprovantes de acordo com o grupo prioritário a que o usuário pertence. Essa inclusão deve ser feita clicando em “Anexar arquivo” e, novamente, em “Selecione”.

Para trabalhadores das categorias profissionais, é preciso enviar foto do contracheque ou da carteira de trabalho. Quem vai se vacinar apenas por critério de idade, não precisa anexar nenhum arquivo nesta etapa.

5º – Após a inclusão dos documentos, é preciso clicar na caixinha de seleção “Li e concordo…” e, depois, no botão azul “Enviar Formulário”.

6º – Para acompanhar a validação do cadastro e emissão do código, é preciso voltar à tela inicial do VacinAju, e clicar em “Consultar”. Na tela seguinte, é preciso digitar o número do CPF e, novamente, em “Consultar”.

Foto: Marcelle Cristinne

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Estudantes de Arquitetura desenvolvem manual com base na NBR 15575 para habitações em Sergipe
Polícia Civil divulga imagens de furto em uma loja de roupas na cidade de Itabaiana. Veja o vídeo
Nova Lei contra violência auxiliará a Procuradoria da Mulher na Câmara de Pacatuba
Políticos de volta ao batente