Aracaju, 4 de agosto de 2021

Prefeitura reforçou a fiscalização nas praias por conta da pandemia no domingo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), intensificou as ações de fiscalizações nas praias da capital neste domingo, 13. O principal objetivo da força-tarefa foi garantir o cumprimento do decreto municipal nº 6,477, publicado no último dia 2, que determina a proibição da circulação de banhistas e vendedores nas praias da cidade, seja para atividades coletivas ou individuais, com o intuito de minimizar as transmissões de covid-19.

Apesar da vigência do decreto há duas semanas, ainda foi possível encontrar pessoas desobedecendo as medidas descritas, colocando em risco suas vidas e as vidas de terceiros. No entanto, as equipes conseguiram proceder com o trabalho de maneira tranquila, passando as orientações necessárias e sem encontrar resistência.

O diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, que acompanhou as ações, destaca que o trabalho foi desenvolvido desde a Coroa do Meio até a praia do Viral. “A ação conjunta envolveu, mais uma vez, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, através da Defesa Civil, Guarda Municipal e Procon Aracaju, e a SMTT [Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito]. Observamos fluxo significativo de pessoas na praia. Conseguimos evitar aglomerações e retirar as pessoas que lá estavam, esclarecendo sobre as medidas e orientando sobre a necessidade de retornarem para as suas casas”, explica o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

Toque de recolher

Também conforme descrito no último decreto, nos domingos, o toque de recolher da cidade começa às 22h. Desta forma, a GMA estará atenta para garantir o cumprimento desta medida, como tem acontecido desde que foi instituída.

“Nos dias em que há determinação de toque de recolher, definidos no decreto do Poder Executivo, também atuamos para a fiscalização do seu cumprimento. Desenvolvemos esse trabalho padrão, com verificação de pontos estratégicos, atendimento de possíveis denúncias e patrulhamento de rotina, para adoção das providências necessárias diante de anormalidades”, ressalta o diretor-geral.

Sábado

Neste sábado, 12, o trabalho das equipes de fiscalização, que vem sendo realizado desde o início da pandemia, também contemplou bares e restaurantes da região das praias. Aos sábados, os estabelecimentos possuem permissão para funcionar com 30% da capacitação e seguindo todas as medidas de biossegurança, como uso de máscara para circulação e higienização das mãos.

Foto: Marcelle Cristinne

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sem título
Trabalhadores nascidos em março podem sacar auxílio emergencial
Em visita a JHC, Rodrigo Valadares elogia gestão do prefeito e declara: “Modelo a ser seguido”
Deputado Georgeo Passos quer apuração sobre “rachadinhas” na Fundação Renascer