Aracaju, 4 de agosto de 2021

ProUni reabre inscrições para seleção de bolsas em 13 de julho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Os candidatos que ainda buscam vagas e bolsas em faculdades e universidades já podem se preparar para uma nova fase do ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de instituições particulares de ensino superior em todo o país. A seleção relativa ao segundo semestre (2021-2) abrirá inscrições entre os dias 13 e 16 de julho, sendo elas gratuitas e  exclusivas pela página oficial do ProUni na internet.

Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com nota acima de 450 pontos e sem zero na redação. Ele ainda deverá provar ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.650) por pessoa, caso ele concorra às bolsas integrais (100% da mensalidade). No caso das bolsas parciais (50%), a renda-limite é de três salários mínimos (R$ 3.300). O aluno ainda deve ter feito o Ensino Médio na rede pública (completo); em instituição privada como bolsista integral (completo); ou parcialmente nas duas redes.

Durante a inscrição, o aluno deve fazer um cadastro na plataforma Gov.br, que concentra e dá acesso a todos os serviços públicos do governo federal. Caso ele já tenha esse cadastro, basta apenas informar o CPF e a senha. E a seguir, é só escolher as opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis. O aluno pode definir duas opções de curso, conforme seu perfil e ordem de preferência, podendo avaliar e alterar as opções ao longo dos três dias de inscrição – a última alteração no sistema é a que vai valer.

Um dos critérios que o estudante pode utilizar para monitorar as chances de aprovação é a “nota de corte”, calculada diariamente pelo sistema do ProUni para definir quem tem mais chances de seleção em cada curso escolhido. Mas atenção: a nota é apenas uma referência para informação do aluno, não sendo garantia de aprovação ou seleção para a bolsa. Há ainda a opção de concorrer às bolsas disponíveis pelos sistemas de cotas e ações afirmativas para pessoas com deficiência e as que se autodeclaram pardas, pretas ou indígenas.

As listas dos candidatos aprovados no ProUni 2021-2 serão divulgadas em duas chamadas, sendo uma em 20 de julho e a outra em 3 de agosto. A partir daí, os convocados terão oito dias de prazo para comparecer às instituições escolhidas para entregar a documentação exigida e comprovar as informações dadas na inscrição.

O Grupo Tiradentes irá divulgar, brevemente, em seus portais e canais de comunicação, a quantidade e a relação das vagas disponíveis para o segundo semestre do ProUni 2021 nas suas unidades em Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Ensino à Distância (EaD).

O CRONOGRAMA DO PROUNI

13 a 16 de julho – Período de inscrição;

20 de julho – Resultado da 1ª chamada;

20 a 28 de julho – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver;

03 de agosto – Resultado da 2ª chamada;

03 a 11 de agosto – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver.

Asscom | Grupo Tiradentes

Com  informações do MEC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Trabalhadores nascidos em março podem sacar auxílio emergencial
Em visita a JHC, Rodrigo Valadares elogia gestão do prefeito e declara: “Modelo a ser seguido”
Deputado Georgeo Passos quer apuração sobre “rachadinhas” na Fundação Renascer
2ª Assembleia Geral do Movimento Polícia Unida acontece nesta quinta-feira