Aracaju, 3 de agosto de 2021

SECRETARIA DE SAÚDE ENTREGA CÂMARAS DE CONSERVAÇÃO DE VACINAS A 35 MUNICÍPIOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) equipou com modernas câmaras de conservação de vacinas 35 municípios sergipanos, equipando e qualificando a rede de frios da Atenção Primária à Saúde. As câmaras têm capacidade para armazenar até 200 litros de imunobiológicos, têm gerador próprio, temperatura que vai até dois graus positivos e substituem as tradicionais geladeiras, reprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde.

As câmaras, adquiridas com recursos do Ministério da Saúde, foram entregue diretamente da fábrica para os municípios, mas ainda dependem de instalação adequada para começarem a funcionar e começaram a ser instaladas, segundo informou a enfermeira do Programa Estadual de Imunização, Ana Beatriz Lira.

O principal ganho gerado pelas novas câmaras de conservação é a redução ou eliminação das perdas de vacinas. “Estes equipamentos possibilitam o controle e a distribuição por igual da temperatura, além de possuir gerador próprio, garantindo maior qualidade na conservação. Estes são dois fatores importantes no combate à perda de imunobiológicos”, considerou a enfermeira.

Os municípios contemplados obedeceram aos critérios pactuados entre o Ministério e os secretários de Saúde, que foram população abaixo de 100 mil habitantes; alcance da meta de cobertura das vacinas Penta, Pneumo, Pólio e Tríplice Viral em crianças menores de dois anos; e estar conectado ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).

Os municípios maiores também serão beneficiados com câmaras de conservação e para estes estão destinados equipamentos com capacidade de armazenamento de até 300 litros.

Fonte e foto Ascom/SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

UFS registra média anual de quase 19 pedidos de patentes desde 2011
PL inclui surdo unilateral nas cotas para deficientes em concursos públicos
Eduardo participa de solenidade para cidade mais sustentável
“O PSB se organiza para ser mais uma vez protagonista”, afirma Valadares Filho