Aracaju, 28 de julho de 2021

DEPUTADO GEORGEO COBRA DEBATE SOBRE RETORNO DE AULAS PRESENCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O deputado Georgeo Passos (Cidadania), solicitou na sessão mista desta terça-feira, 15, um debate por parte dos integrantes da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Sergipe, quanto ao retorno das aulas presenciais. Ele sugeriu uma discussão ampla entre os parlamentares, especialistas e pais de alunos, sob o argumento de que os prejuízos com as aulas online durante a pandemia da covid-19, são gigantescos.

“Sei a importância da saúde em primeiro lugar, mas não podemos esquecer algumas atividades que estão sendo esquecidas e quero abrir a discussão do retorno às aulas presenciais, de forma segura, seguindo os protocolos. O prejuízo vem sendo muito grande na vida das crianças e adolescentes, de 8, 9, 10 anos, que estão tendo dificuldades em acompanhar as aulas durante 4 horas no computador. Esse tema traz um certo conflito natural, pois tem pais que defendem a retomada das aulas e outros não. A gente tem que trazer esse assunto, mesmo sabendo que as comissões permanentes estão sem atuar, devido aos trabalhos remotos, mas é necessário que a gente discuta esse assunto”, ressalta,

Georgeo Passos disse que o ideal seria no segundo semestre retornar às aulas de forma híbrida, ou seja, alguns dias da semana na escola e outros em casa. “Estamos vendo os profissionais da Educação sendo vacinados, temos que analisar as condições das escolas, mas precisamos chamar ao debate agora para que não tenhamos mais atraso e prejuízos para o ensino. Os decretos do governo já autorizou o retorno das crianças em idade de creches até o segundo ano, mas precisamos avançar. Não estou dizendo para voltar as aulas amanhã, mas a Comissão de Educação deve chamar a atenção para essa questão, para que a Educação não fique em segundo momento, diferente do que vem acontecendo em estados como a Bahia e o Ceará, em que o sistema híbrido está funcionando”, observa sugerindo um debate amplo.

Em aparte, o deputado Iran Barbosa (PT), integrante da Comissão de Educação, disse que o debate já vem acontecendo. “É preciso fazer uma correção. Esse debate não começa hoje nesta Casa, vem acontecendo há muito tempo. No que diz respeito à Comissão, todos os debates vem acontecendo no planário segundo o regimento temporário. Eu apresentei indicações e projetos, a exemplo do que coloca condições para que as aulas retornem e já fiz diversos pronunciamentos. O debate não está parado”, observa lembrando que professores e alunos querem voltar às salas de aula, mas protegidos.

Foto: Jadilson Simões

Por Aldaci de Souza

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Prefeito de Aracaju recebe medalha do cinquentenário do TCE de Sergipe
Segundo dia de greve é marcado por ato na Saúde de Maruim
Maternidade promove simulado de evacuação em caso de incêndio com brigadistas
Banese faz parceria para alavancar turismo em Santana do São Francisco