Aracaju, 2 de agosto de 2021

Garibalde exalta importância da aprovação do Projeto de Lei de integridade empresarial

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Na sessão desta quarta-feira, 16, foi aprovado o Projeto de Lei que tem a finalidade de proteger a administração pública estadual dos atos lesivos que resultem em prejuízos financeiros causados por irregularidades, desvios de ética e de conduta e fraudes contratuais, fundamental para a boa aplicabilidade dos recursos públicos.

O projeto denominado de “Compliance”, que significa: “estar em conformidade com”, obedecer, satisfazer o que foi imposto, comprometer-se com a integridade. No âmbito corporativo, uma Organização “em compliance” é aquela que, por cumprir e observar rigorosamente a legislação à qual se submete e aplicar princípios éticos nas suas tomadas de decisões, preserva ilesa sua integridade e resiliência, assim como de seus colaboradores e da Alta Administração.

Garibalde explica que o compliance tem a função de monitorar e assegurar que todos os envolvidos com uma empresa estejam de acordo com as práticas de conduta da mesma. “Essas práticas devem ser orientadas pelo Código de Conduta e pelas Políticas da Companhia, cujas ações estão especialmente voltadas para o combate à corrupção”, enfatizou o deputado.

Ele diz ainda que o compliance reduz a incidência de fraudes e desconformidades, que geram desvios de recursos. Evita riscos de sanções legais, perdas financeiras e perda de reputação, e aumenta a qualidade das decisões dentro da Organização, reduzindo o custo operacional.

“Estudos comprovam que o grau de satisfação das pessoas, de fidelização, comprometimento e rendimento do trabalho é maior dentro de Organizações com forte cultura ética, melhorando o ambiente organizacional e retendo talentos”, exaltou e concluiu Garibalde.

O projeto tem a autoria dos deputados Luciano Bispo, Garibalde Mendonça e Rodrigo Valadares.

Fonte e foto assessoria

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Médicos apontam aumento da miopia durante a pandemia
Trabalhadores nascidos em janeiro podem sacar auxílio emergencial
Impostômetro atinge a marca de R$ 1,5 trilhão em tributos federais, estaduais e municipais
Prefeitura de Laranjeiras e UNIGEL assinam Protocolo de intenções