Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

SAÚDE DE ARACAJU ESCLARECE CONTRATUALIZAÇÃO DE LEITOS MATERNO-INFANTIL NO HU

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que em nenhum momento houve tratativas a respeito de contratualização municipal de leitos da unidade materno-infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU).

Sendo assim, cabe ao HU viabilizar o funcionamento de sua unidade de atendimento, visto que a Prefeitura de Aracaju, por meio da SMS, está construindo uma maternidade municipal, no bairro 17 de Março. O equipamento integrará a rede de saúde da capital e terá capacidade para realizar até 500 partos por mês. A obra, cujo projeto está 70% executado, é resultado de um investimento superior a R$17 milhões.

Diante desse investimento e da média de partos realizados por usuárias SUS de Aracaju, o município não tem necessidade, neste momento, de contratar mais leitos obstetrícios.

Atualmente, a rede possui contrato para esse tipo de serviço com a maternidade Santa Isabel, o qual inclui 17 leitos de obstetrícia cirúrgica e 52 leitos de obstetrícia clínica. Levantamento realizado entre os anos de 2016 e 2020 mostra que usuárias da capital correspondem a 39,6% dos procedimentos contratados.

Esse tema, inclusive, tem sido pautado de maneira reiterada pelas bancadas de oposição tanto ao governo municipal, na Câmara de Aracaju, quanto ao governo estadual, na Assembleia Legislativa, e devidamente esclarecido em todas as ocasiões.

Maternidade 17 de março

O novo equipamento de saúde municipal terá 50 leitos obstetrícios, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva neonatal (UTIn); dez leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo); cinco leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa); duas salas cirúrgicas com três leitos de recuperação pós anestésica; três leitos de cuidados intermediários; dois leitos de estabilização; nove leitos de aplicação de medicação e observação; e oito quartos PPP (pré-parto, o parto e o pós-parto).

Da assessoria

Leia também