Aracaju, 31 de julho de 2021

PORTO DE SERGIPE DEVERÁ EXPORTAR 60 MIL TONELADAS MILHO NOS PRÓXIMOS MESES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Embarque do cereal deve ocorrer entre junho e julho e será a primeira exportação de milho da história do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB)

A VLI Logística, empresa que administra o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), na Barra dos Coqueiros, anunciou que entre os meses de junho e julho fará uma grande exportação de grãos de milho. Ao todo, 60 mil toneladas, provenientes de lavouras baianas, devem embarcar por meio do terminal de Sergipe, representando a primeira exportação do grão já registrada no Porto.

Em reunião realizada em abril, junto ao Governo do Estado, a empresa anunciou que o número de cargas tem sido crescente desde 2018. Já em maio, a VLI divulgou a retomada do embarque de grãos e derivados via Sergipe com o escoamento de 90 mil toneladas de farelo de soja para o exterior.

De acordo com a empresa, com o novo fluxo, a VLI dá mais um passo na consolidação do TMIB como porta de escoamento para o agronegócio brasileiro. Este movimento atende a uma demanda crescente dos produtores do setor, sobretudo nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico,  da Ciência e Tecnologia,  José Augusto Carvalho, o Estado recebe com muito otimismo o anúncio da nova carga e espera que cresça, cada vez mais, o número de exportações por Sergipe. “Temos,  junto à Secretaria da Fazenda e a Codise, dialogado rotineiramente com a direção da VLI e com empresas sergipanas para que o Porto de Sergipe se torne um grande exportador”, informa o secretário.

TMIB

Com estrutura organizada para atender a diversos setores produtivos, o TMIB vem se distinguindo pela operação de cargas de insumos siderúrgicos. Materiais como minério de ferro, cobre e manganês, além de cimento e fertilizantes, são alguns dos produtos transportados no terminal. Apenas em 2020, mais de 760 mil toneladas foram movimentados no TMIB, que conta com terminais de transbordo e armazéns conectados.

Foto: Arthuro Paganini

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Belivaldo assina Ordem de Serviço da  etapa 2ª do Canal Remanso
Quinto dia de greve conta com caminhada e apitaço em Maruim
Belivaldo elogia trabalho de André e diz que Edvaldo foi feliz na parceria 
Motoristas de carro fumacê são capacitados pela Funesa