Aracaju, 28 de julho de 2021

COM NOVO DECRETO, PMA FISCALIZA CUMPRIMENTO DE MEDIDAS NO CENTRO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Neste sábado (19), o primeiro dia de vigor do decreto, uma ação integrada entre órgãos da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania – Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Procon Aracaju e Defesa Civil de Aracaju – realizou inspeções na região do Centro da cidade para verificar se estão sendo cumpridas as determinações e orientações de enfrentamento do coronavírus.

“Nossas equipes se concentraram em fiscalizar se esse retorno está acontecendo dentro das normas de biossegurança, preservando o distanciamento social, o uso de máscara, a disponibilização do álcool em gel para que o cidadão seja preservado. Vale ressaltar que não é a intenção da Prefeitura multar quem quer que seja ou coibir a atividade comercial de alguém. O que queremos é cumprir a lei para salvar vidas. Este é o nosso objetivo. E vamos continuar com os trabalhos em prol da nossa população, da preservação da saúde e de vidas”, reforça o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, Luís Fernando Almeida.

Como esperado, o fluxo no Centro da cidade estava intenso, no entanto, como ressaltou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Silvio Prado, a ação dos órgãos se manteve atenta.

“Percebemos que as regras de distanciamento foram mantidas pelos estabelecimentos. Em alguns casos, houve a orientação para maior disponibilização de álcool em gel no local, não utilização dos provadores, o que foi prontamente atendido pelos proprietários dos estabelecimentos. A ação de hoje teve um caráter mais de orientação para que possamos reduzir a transmissão”, destaca Silvio.

Novas medidas

Com a nova resolução, poderão abrir aos sábados os serviços não-essenciais, entre os quais concessionárias, salões de beleza, academias e comércio em geral. Shoppings centers continuam autorizados a funcionar de segunda-feira a sábado, com a capacidade total limitada a 50%, assim como bares, restaurantes, sorveterias e similares, que poderão funcionar nestes dias, obedecendo o horário do toque de recolher e a capacidade máxima de 30%.

A circulação de pessoas e realização de atividades econômicas em praias e orlas da capital também estão permitidas aos sábados. Aos domingos e feriados as restrições permanecem, estando proibida a realização de atividades econômicas e práticas de quaisquer atividades físicas coletivas e individuais na faixa litorânea, orlas, parques e praças.

O decreto municipal também manteve o escalonamento das atividades econômicas na capital.  Serviços não-essenciais no Centro de Aracaju podem funcionar das 9h às 19h, de segunda a sábado. Nos demais bairros, a abertura está permitida das 10h às 21h, de segunda a sábado. Supermercados, minimercados e estabelecimentos congêneres funcionam, todos os dias, das 8h às 21h.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Conselhos de Atitude Solidários encerram campanha solidária
Prefeito de Aracaju recebe medalha do cinquentenário do TCE de Sergipe
Segundo dia de greve é marcado por ato na Saúde de Maruim
Maternidade promove simulado de evacuação em caso de incêndio com brigadistas