Aracaju, 5 de agosto de 2021

ALERTA DE CHUVA PERMANECE E ARACAJU MANTÉM EQUIPES EM MONITORAMENTO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Após um domingo (20) chuvoso, esta segunda-feira (21), amanheceu também com o tempo fechado, em Aracaju. A chuva tem sido bem distribuída pela cidade e, de forma moderada, tem lavado o chão sem causar maiores transtornos. No último sábado (19), através da Defesa Civil de Aracaju, órgão ligado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), a Prefeitura de Aracaju emitiu alerta para a previsão de chuva para até terça-feira, dia 22.

Ainda que seja uma chuva espaçada e moderada, a Prefeitura mantém suas equipes em constante monitoramento, seja de olho nas mudanças climáticas e possíveis situações de risco, através da Defesa Civil Municipal; realizando a manutenção do sistema de drenagem e limpeza de canais, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); desobstrução de bocas-de-lobo, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb); ou mesmo cuidando do fluxo de veículos e pedestres, bem como do sistema semafórico, com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Típicas do período do ano, as chuvas, pelo histórico de Aracaju, devem se manter até o mês de julho, mas, também pela série histórica, sem muita intensidade. Conforme o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, o atual registro de chuva deve permanecer até o meio-dia de terça-feira.

“Ontem [20], tínhamos a previsão de 35 milímetros e já registramos 40 milímetros, nas últimas 24 horas. Para hoje, a previsão é de mais 30 milímetros e, amanhã, quando, teoricamente, será finalizado o período de alerta, mais 15 milímetros. A probabilidade é que a chuva continue bem distribuída, de forma moderada. De maneira geral, esse volume de chuva é bem recebido pela cidade, que se comporta bem, então, não temos recebido ocorrências de risco ou emergência”, afirma o major.

Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil através do número 199, que funciona 24h, todos os dias da semana. Além disso, é disponibilizado à população um sistema de monitoramento que proporciona visão, em tempo real, das condições climáticas nas diversas regiões da cidade. O ClimAju pode ser acessado através do site da Prefeitura de Aracaju.

Foto: Marcelle Cristinne

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Investigado considerado de alta periculosidade morre em confronto com policiais
Sistema “distritão” limita renovação e fortalece “eleição das celebridades” 
Polícia Civil fecha uma clínica médica veterinária clandestina localizada na cidade de Simão Dias
Câmara aprova Projeto que viabiliza que Estância receba R$ 14 milhões em empréstimo