Aracaju, 4 de agosto de 2021

ESTADO DE SERGIPE RECEBE MAIS 41.940 MIL DOSES DE VACINAS CONTRA A COVID-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

 

Saúde distribui nesta semana novos lotes dos imunizantes da Pfizer e do Butantan

O Sergipe recebe, nesta semana, mais 41.940 mil doses de vacinas Covid-19. O Ministério da Saúde enviará para o estado 16.200 mil doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, e outras 25.740 mil doses da Pfizer/BioNTech. A distribuição começou nesta quinta-feira (17/6) e está prevista para ser concluída nesta sexta (18/6). Desde o início da campanha de vacinação, a pasta já distribuiu 1,1 milhão de doses de imunizantes ao estado – mais de 893 mil foram aplicadas.

As doses são destinadas para continuidade da vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do ensino básico, trabalhadores do transporte aéreo, agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, povos ribeirinhos, além de trabalhadores da saúde e pessoas com 60 anos que vivem em instituições de longa permanência.

Nessa pauta de distribuição, as vacinas da Pfizer são destinadas para primeira dose. Para as vacinas do Butantan, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda que os estados façam a reserva da segunda dose.

A estratégia de distribuição é revisada semanalmente em reuniões entre União, estados e municipais, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: no caso da Pfizer e do Butantan, o intervalo é de 12 semanas e quatro semanas, respectivamente.

O Ministério da Saúde, Conass e Conasems definiram, em comum acordo, que as vacinas da AstraZeneca/Fiocruz que se encontram no cronograma de entrega do mês de junho fiquem resguardadas em um primeiro momento, com o objetivo de completar os esquemas iniciais já iniciados e que possuem vencimento em breve.

As orientações sobre a vacinação e a divisão das doses por Unidade Federativa estão no 23º Informe Técnico.

PÁTRIA VACINADA

A campanha de vacinação contra a Covid-19 caminha em ritmo acelerado. Desde janeiro, o Ministério da Saúde já destinou a todas as Unidades Federativas mais de 114 milhões de doses de imunizantes contratados. Até o momento, mais de 84 milhões foram aplicadas. No LocalizaSUS, você confere o andamento da campanha no Brasil.

Por Renato Palhano

Ministério da Saúde

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sem título
MPSE recomenda que Japaratuba e Pirambu incluam ações e conteúdos sobre direitos humanos e prevenção à violência
Alterado  funcionamento das UBSs de síndrome gripal no final de semana
Universidade Federal lança concurso com 13 vagas para professor efetivo