Aracaju, 18 de outubro de 2021

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE E UFS SEGUEM COM TESTAGEM NOS MUNICÍPIOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Secretaria de Estado da Saúde numa parceria com a Universidade Federal de Sergipe dá prosseguimento à testagem ampliada de monitoramento da Covid-19 nos municípios sergipanos.

O professor Lysandro Borges, coordenador da Força Tarefa COVID-19 da UFS está acompanhando todo o processo de testagens e explica que o objetivo é verificar a presença do antígeno (fase aguda) e dos anticorpos IgM (infecções recentes) e IgG (anticorpo de memória/recuperação). Segundo relata, quando há a confirmação da presença de antígeno, a recomendação é o isolamento de dez dias, além disso, há o acompanhamento clínico durante essa fase.

“O diferencial desse momento de testagem é a qualidade dos testes, pois, os resultados saem em quinze minutos. O paciente positivo já é deslocado para o atendimento, os municípios estão disponibilizando médicos e equipes de enfermagem para verificar a situação do paciente e recomendar o isolamento”, destaca Lysandro Borges.

O cronograma desta primeira etapa começou a ser executado no dia 15 de junho com o município de Tobias Barreto, onde foram aplicados 115 testes rápidos para detecção do antígeno e presença de anticorpos. Na ocasião, 31 pessoas testaram positivo, essas foram atendidas pelas equipes de profissionais de saúde, orientadas ao isolamento e terão acompanhamento clínico por dez dias. Outros 24 populares deram IgM reagente, porém, a recomendação para esses foi o isolamento por 7 dias. Dentre os testes aplicados não houve nenhum caso de anticorpo IgG, ou seja, considerados casos recuperados.

Além dos testes disponibilizados pela equipe da SES e UFS, a gestão municipal de Tobias Barreto realizou mais 149 testes e a presença do antígeno foi confirmada em 59 pessoas. Essas foram orientadas ao isolamento e acompanhamento clínico por 10 dias. No município de Simão Dias, localizado na região agreste do estado, a testagem ocorreu no último dia 17. Foram realizados 85 testes, 20 com antígenos detectáveis que deverão ficar dez dias em isolamento com acompanhamento clínico e 16 reagentes para IgM foram orientados a isolamento por 7 dias. Em dois casos o IgG foi positivo.

A população do município de Itabaiana foi testada no dia 18 e  teve o maior número de resultados confirmados para Covid-19, dos 240 disponibilizados, 61 tiveram antígenos detectáveis, 48 foram reagentes para IgM e 34 continham o anticorpo IgG. O coordenador da Força Tarefa COVID-19/UFS, se mostra otimista com a estratégia que está sendo utilizada pela Saúde e UFS: “Estamos tendo uma média de 25% de positividade nos municípios que já passamos. A adesão tem se mostrado muito grande por parte da população e até o momento, o município de Itabaiana é o que mostra uma alta incidência, consequentemente, alto índice de propagação do coronavírus,” reitera Lysandro.

O município de Barra dos Coqueiros, considerado Grande Aracaju, receberá a equipe da UFS para a testagem amanhã, 22. No dia 23 será a vez de Laranjeiras, na sequência estão as cidades de: São Cristóvão (28/06); Nossa Senhora da Glória (30/06). No início de Julho serão contempladas as cidade de Lagarto (01/07), Estância (05/07) e Nossa Senhora do Socorro (06/07). É importante ressaltar que esta primeira fase se destina aos municípios com maior índice de disseminação da Covid-19 no estado.

Fonte e foto SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Aziz adia para quarta-feira a leitura do relatório da CPI
Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial
Corpo do delegado Marcelo Hercos Lyrio será cremado em Alagoinhas (BA)
Governo entrega mais de 11t de alimentos do PAA Estadual para entidades