Aracaju, 28 de julho de 2021

Zezinho: “A Unigel produzindo é a realização de um sonho para o desenvolvimento de Laranjeiras e de Sergipe”

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Atuante em ações que promovem o desenvolvimento do Vale do Cotinguiba e de Sergipe, o deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) esteve na Unigel Agro SE (antiga Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados – Fafen), em Laranjeiras, para conversar com a direção da unidade sobre avanços para fortalecer a cadeia produtiva da região. A retomada da produção de vendas de fertilizantes, a geração de empregos, a recolocação dos trabalhadores e os bons índices da indústria já vem sendo comemorados.

“A Unigel produzindo é a realização de um sonho para o desenvolvimento de Laranjeiras e de Sergipe. Com a fábrica em atividade, Laranjeiras se desenvolve, a economia sergipana é impulsionada e os trabalhadores têm oportunidades em sua terra. É a cidadania plena através da geração de emprego”, afirmou Zezinho Sobral, que esteve acompanhado pelo deputado federal Laércio Oliveira (PP) e pelo empresário Osvaldo Franco.

O tão esperado retorno da produção de ureia em Laranjeiras aconteceu no dia 03 de abril. Esse foi o resultado da luta capitaneada por Zezinho Sobral em 2018, quando a Petrobras sinalizou a hibernação da fábrica. “Em janeiro de 2021, a fábrica voltou a funcionar. Isso é emprego, renda, agricultura e desenvolvimento para Sergipe. A fábrica representa também a renovação do parque de misturadores e de transportadores de Pedra Branca. Ela é fundamental na produção de fertilizantes que dão competitividade na agricultura familiar e no agronegócio”, complementou Sobral.

A Unigel Agro SE tem capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio. O deputado Zezinho Sobral destaca que, com este retorno das operações, Sergipe volta a ser protagonista na produção e exportação de fertilizantes, contribuindo para que o Brasil fortaleça a pauta do agronegócio. “A cadeia produtiva que depende da Unigel está renovada e Laranjeiras e todo o Vale do Cotinguiba estão fortalecidos, especialmente quem depende da unidade, a exemplo das misturadoras de fertilizantes aportadas na região e as transportadoras que empregam muitas pessoas. Já são mais de 1000 empregos diretos e indiretos após retomada, uma média de produção de 1500 toneladas/dia de ureia, com uma média de saída de 50 carretas/dia e 20 caminhões/dia. Laranjeiras e todo o Vale do Cotinguiba merecem. Tudo isso foi resultado de uma luta conjunta e vitoriosa”, reforçou Zezinho Sobral.

Defesa do povo

Desde quando foi anunciado o retorno da Fafen (hoje Unigel Agro SE), o deputado estadual Zezinho Sobral manifestou na Assembleia Legislativa apoio aos interesses dos trabalhadores sergipanos, especialmente os laranjeirenses, diante do processo de contratação de mão de obra. “A prioridade sempre é a contratação dos sergipanos, especialmente os moradores de Laranjeiras e do Vale do Cotinguiba. Laranjeiras tem mão de obra qualificada. Sempre defenderei a valorização das pessoas”, afirmou Zezinho Sobral.

A Fafen em Laranjeiras iniciou as operações em 1982 com o objetivo de produzir fertilizantes nitrogenados para agricultura e pecuária, ureia, sulfato de amônio, ácido nítrico, gás carbônico e hidrogênio. À época, abriu portas para os avanços em Sergipe, a exemplo da instalação do Terminal Portuário Ignácio Barbosa, no município de Barra dos Coqueiros, a construção da adutora do Rio São Francisco, entre outros.

Em 2018, quando a Petrobras anunciou o fechamento tanto da fábrica de Sergipe quanto a da Bahia, alegando perdas no setor de fertilizantes, Zezinho Sobral mostrou-se preocupado com a situação e foi ativo na defesa da permanência da unidade sergipana e dos empregos dos trabalhadores. No mesmo ano, iniciou junto às Câmaras de Vereadores dos municípios do Vale do Cotinguiba e do Vale do Japaratuba (em um total de 6 câmaras) que fizeram uma sessão conjunta com o governador Belivaldo Chagas para defender a fábrica, os empregos e os interesses de Sergipe.

“Em 2019, já com mandato de deputado, reafirmei meu compromisso com a reabertura da Fafen, participando de diversas reuniões na Petrobrás com o governador Belivaldo Chagas, o deputado federal Laercio Oliveira, o ex-governador Albano Franco e membros do Governo Federal, visitando a unidade. Também debati a pauta com os parlamentares sergipanos e estive na Assembleia da Bahia para tratar do assunto”, recordou.

Zezinho Sobra recorda, ainda, que em novembro de 2019, a Petrobras assinou o contrato de arrendamento das unidades da Fafen em Sergipe e da Bahia, em uma cerimônia no Rio de Janeiro. “Eu tive a honra de testemunhar e ver o resultado da nossa luta. O retorno das operações em janeiro de 2021 representa um importante celebrado por todos os moradores do Vale do Cotinguiba e do Japaratuba, em especial de Laranjeiras, com as famílias, os trabalhadores, vereadores, prefeitos e todo o estado de Sergipe que somou conosco para não perdemos a unidade”.

Ascom Deputado Zezinho Sobral

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Governador Belivaldo Chagas reúne gestores para alinhar estratégia de desenvolvimento do estado
Prefeitura de Barra dos Coqueiros realiza posse de 10 concursados da área de saúde  
Juíza Maria Angélica França e Souza é nova Desembargadora do TJSE
SSP abre seleção para estagiários de Publicidade e Propaganda e Jornalismo