Aracaju, 3 de agosto de 2021

TestAju já realizou mais de nove mil testes para diagnóstico da covid-19 este ano

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Este ano, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já realizou 9.280 testes, sendo 5.761 testes RT-PCR e 3.519 testes rápidos. O TestAju realiza ações de testagem nos bairros, três vezes por semana, e para cada dia de ação, são distribuídas 150 senhas.

Nesta sexta-feira, 25, a ação ocorreu no estacionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) João Bezerra, no bairro Areia Branca, onde foram realizados 81 testes rápidos e moleculares RT-PCR. De acordo com a enfermeira Elane de França, esta ação de testagem assegura o bem-estar dos cidadãos e facilita o acesso aos serviços de Saúde.

“Por meio do programa TestAju as pessoas realizam, obrigatoriamente, na mesma ação, os testes RT-PCR e os testes rápidos. É muito importante realizar a testagem da população para que a gente consiga identificar precocemente os casos presentes de covid-19 e, assim, consigamos controlar o vírus e realizar o isolamento da pessoa positivada”, explica.

Tipos de Testes

O RT-PCR é o teste definitivo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), porque através dele é possível detectar uma parte do RNA do vírus que é específica dele, ou seja, é a identidade do vírus, sem possibilidade de confundir o resultado com qualquer outro agente viral.

Já os testes rápidos pesquisam a presença de anticorpos, ou seja, uma resposta do organismo quando este já teve contato com o vírus, recentemente (IgM), ou já há algum tempo (IgG). Ele avalia o percentual da população que já teve contato com o vírus e já desenvolveu anticorpo.

Acesso ao serviço

Para realizar os testes, o usuário deve apresentar documento de identificação com foto. Para Luiz Eduardo Barboza, o serviço de testagem “é muito organizado, rápido e sem aglomeração”, disse.

Rafaela Procópio, também moradora do bairro, aprovou a ação realizada pela Secretaria da Saúde. “Eu estava realizando uma consulta de rotina na UBS e fui informada da ação. “Logo que soube vim para a fila e fui muito bem acolhida por todos os profissionais”, afirmou.

Resultado e programação

As pessoas que realizam o teste rápido recebem os resultado em até 15 minutos; quanto ao teste RT-PCR, o aracajuano pode verificar o resultado na plataforma digital AjuInteligente ou pela central telefônica da Saúde de Aracaju, no 0800 729 3534, opção 1.

Na segunda-feira, dia 28, a testagem será no Centro Comunitário Assistente Social Terezinha Meira, rua Deputado Reinaldo Moura, 170, bairro Capucho. Na quarta-feira, dia 30, os testes serão na  Praça Vereador Nivaldo Teles de Menezes, bairro Luzia. E na sexta-feira, dia 02 de julho, a ação será na EMEF Ana Luiza Mesquita Rocha (dentro do antigo CSU) rua Alagoas, bairro José Conrado de Araújo.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Governador assina decretos para atrair novas empresas ligadas ao setor de gás
PMA convoca candidatos para procedimento de heteroidentificação
Trabalhadores nascidos em fevereiro podem sacar auxílio emergencial
Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, Sisu, começam hoje