Aracaju, 7 de dezembro de 2021

Prefeitura apresenta PLDO 2022 a vereadores durante audiência da Câmara de Aracaju

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Ampliar o debate sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício de 2022. Foi com esse objetivo que o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, e o coordenador-geral de Orçamento, Leilton de Almeida, participaram de audiência virtual da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta segunda-feira, 28.

A explanação aconteceu a convite da Comissão de Finanças da Casa Legislativa, para debater e esclarecer possíveis dúvidas dos vereadores a respeito do PLDO 2022. Na abertura do encontro, que foi realizado virtualmente, o secretário Augusto Fábio falou sobre o ciclo orçamentário que compõe a administração municipal.

“Todas as previsões orçamentárias são alinhadas com o Planejamento Estratégico da gestão, tendo como principais norteadores os princípios da economicidade e transparência. O ciclo orçamentário é baseado no artigo 165 da Constituição. Neste ano, que é o início da nova legislatura, temos a oportunidade de discutir o ciclo completo, que é composto pela Lei de Diretrizes Orçamentárias, Plano Plurianual (PPA) e Lei Orçamentária Anual (LOA)”, explicou.

O secretário ressaltou, também, como a gestão vem se empenhando para garantir, de forma planejada, a saúde financeira e o desenvolvimento da capital sergipana. “Trabalhamos com demanda ilimitada, mas com orçamento totalmente limitado. Por isso, as diretrizes são fundamentais para nortear o orçamento e as despesas. O nosso objetivo é trabalhar pela vida, cuidando da cidade e das pessoas, buscando sempre o melhor para o futuro da nossa cidade”, garantiu Augusto Fábio.

A previsão orçamentária para 2022 é de R$2.571.753.000. O coordenador-geral de Orçamento, Leilton de Almeida, apresentou aos vereadores todos os dados do PLDO e a metodologia utilizada e, ao final, respondeu aos questionamentos. “A Lei de Diretrizes Orçamentárias trata das metas e prioridades, mas também disciplina as diretrizes e direciona os números, especialmente, as metas fiscais para a LOA, que garante a execução de obras e serviços para a população”, afirma.

Transparência

Esta não foi a primeira audiência realizada sobre o tema. Em maio, através de audiência pública realizada virtualmente, a Prefeitura apresentou para toda a sociedade o projeto de lei. Antes disso, durante quase um mês, foi realizada consulta pública, a partir de questionário disponibilizado no site da Prefeitura, para que a população aracajuana demonstrasse os principais anseios das comunidades, ampliando ainda mais a participação popular.

O PLDO 2022 foi entregue à Camara pelo prefeito Edvaldo Nogueira e, agora, seguirá para votação dos parlamentares, de acordo com o cronograma interno do Legislativo.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Conselho da Igualdade Racial abre seleção para sociedade
Alese aprova doação de imóvel que impulsionará turismo no município de Porto da Folha
Deputados aprovam na Alese a continuidade do Programa Educação Mais Conectada, da Seduc
Janier Mota, em carta aberta, anuncia que não disputará reeleição em 2022 e relata os motivos