Aracaju, 28 de março de 2024

Câncer de rim: cerca de 40% dos casos são descobertos em estágio avançado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

O Junho Verde é o mês de conscientização e combate ao câncer de rim, doença que apresenta sintomas e sinais silenciosos, dificultando o diagnóstico precoce. A Clínica Onco Hematos, que integra a Rede AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia) alerta para esta doença que em 40% dos casos, a condição é descoberta em estágio avançado.

O objetivo da campanha é de conscientizar sobre o tema e, assim, evitar o diagnóstico tardio. Os principais fatores de risco para esta doença são obesidade, tabagismo e a hipertensão arterial, diabetes e algumas situações de exposição ao trabalho com metais pesados.

Além de ser assintomático, o câncer renal tem outra peculiaridade nociva: no entorno do órgão, há espaço suficiente para que o tumor cresça.

Um exame de imagem pode detectar o câncer e o tratamento pode ser feito através de cirurgia ou radioterapia. A Onco Hematos reforça que é preciso buscar sempre atendimentos médicos para o diagnóstico precoce da doença, quanto mais rápido diagnosticar a doença, maior a chance de cura e menos agressivo será o tratamento.

Ascom/Onco Hematos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também