Aracaju, 18 de outubro de 2021

Codevasf realiza peixamento em Sergipe para celebrar Dia do Pescador

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Nessa terça-feira (29), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) repovoou o rio São Francisco com cerca de 2,5 mil peixes em Sergipe. O peixamento simbólico, com a inserção de espécies nativas em extinção no leito do Velho Chico, foi realizado no povoado Escurial, no município de Nossa Senhora de Lourdes. A ação celebra o Dia do Pescador, comemorado em 29 de junho.

Na ação de repovoamento, houve a soltura no rio São Francisco de mil juvenis de camarão-pitu, 40 juvenis de pacamã, 500 alevinos de pacamã e mil alevinos de curimatã. O camarão-pitu e o pacamã, especialmente, são espécies consideradas em extinção na bacia hidrográfica. Os peixes foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), unidade de produção e pesquisa da Codevasf localizada no município de Neópolis.

O peixamento teve a participação do superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves Filho, que destacou a relevância da ação. “Essa é uma iniciativa muito importante, que contribui para a revitalização da bacia e para o sustento da comunidade ribeirinha”, afirmou.

O pescador Givanildo Rodrigues Santos ressaltou que há vários anos não encontra espécies como o pacamã e o camarão-pitu no rio. “Fiquei muito feliz com o que aconteceu aqui hoje. Agora vamos esperar esses peixes crescerem para finalmente a gente poder pescar”, disse o pescador.

A produção de camarão-pitu é realizada no CIB por meio de pesquisas experimentais em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) — Polo Penedo. Na unidade também são realizados experimentos do cultivo consorciado de tilápia e camarão gigante da Malásia, iniciativa que busca incentivar novas alternativas econômicas na região do Baixo São Francisco.

Participaram do peixamento o prefeito de Nossa Senhora de Lourdes, Laerte Andrade, vereadores, pescadores e técnicos da Codevasf.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Governo entrega mais de 11t de alimentos do PAA Estadual para entidades
Investigado pela DAGV de Estância por estupro e armazenamento pornografia infantil preso em SP
Boletim do coronavírus em Aracaju: Capital não registra novos casos e um óbito
Sergipe registra três novos casos de Covid-19 e um óbito neste domingo