Aracaju, 3 de agosto de 2021

PMA retoma vacinação em Aracaju e a partir de quinta imunizará pessoas de 37 e 38 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Prefeitura de Aracaju avançará na imunização dos aracajuanos contra a covid-19. A partir desta quinta-feira, 1º de julho, receberão a primeira dose da vacina todos os cidadãos de 37 e 38 anos, de forma escalonada. Nesta etapa, além do drive-thru do Parque da Sementeira e dos pontos fixos, a população contará com a unidade itinerante instalada no 28º Batalhão de Caçadores, zona Norte da capital. Para ter acesso ao imunizante no local, é necessário estar cadastrado no site “VacinAju” e já ter recebido o código autorizativo. Além dos aracajuanos destas faixas etárias, a gestão municipal dará continuidade à vacinação das grávidas e puérperas, sem comorbidades, acima de 18 anos. Atualmente, Aracaju possui 265 mil pessoas imunizadas com a primeira dose, o que equivale a 40% da população.

“Tenho dito sempre que em Aracaju funciona da seguinte forma: chegou a vacina, a gente imediatamente aplica no braço da nossa população. Acabamos de receber um novo lote e já estamos divulgando o novo calendário de vacinação. Vamos vacinar, nos próximos dias, todas as pessoas de 37 e 38 anos, de forma escalonada. Então fiquem ligados, porque nesta fase, só vacinaremos na data as pessoas daquela faixa etária. A grande novidade é que, além do drive-thru da Sementeira, teremos o novo drive do 28⁰ BC para acelerar ainda mais a vacinação na nossa capital. As grávidas e puérperas terão um local exclusivo para receber a imunização, que é o auditório da Escola Presidente Vargas”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira ao anunciar o novo calendário, nesta quarta-feira, 30.

Para evitar aglomerações, nesta nova fase só terá acesso ao imunizante, o cidadão que estiver enquadrado naquela data. Sendo assim, pelo novo calendário vacinal do município, nesta quinta-feira, 1º, serão vacinados somente os aracajuanos de 38 anos, nascidos entre os meses de julho e dezembro de 1982. Na sexta-feira, dia 2, será a vez da população da mesma faixa etária, que nasceu entre janeiro e junho de 1983. Já no sábado, 3, recebem a primeira dose os cidadãos de 37 anos. No domingo, para encerrar, serão imunizados os aracajuanos a partir dos 37 anos que ainda não foram vacinados.

Assim como na etapa anterior, a vacinação da 1ª dose se concentrará em sete pontos fixos: UBS Santa Terezinha (Zona de Expansão);  Colégio CCPA (bairro Grageru); Centro Educacional Futuro Feliz (bairro Santo Antônio); Estação Cidadania Radialista Carlos Magno (bairro Bugio); Universidade Tiradentes – UNIT (bairro Farolândia); Centro Educacional Professor José Sebastião dos Santos – CEPJSS (avenida Augusto Franco); e Faculdade Pio X (avenida Tancredo Neves). A vacina também estará disponível no drive-thru do Parque da Sementeira e no posto itinerante do 28º Batalhão de Caçadores, ambos com apresentação do código autorizativo, emitido após cadastramento no portal da vacina, no site da Prefeitura.

Já as grávidas e puérperas acima de 18 anos, sem comorbidades, poderão se dirigir ao auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, apresentando um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência de Aracaju, além de um documento que comprove a gestação ou o puerpério (exame de sangue, ultrassom ou caderneta da gestante).

Segunda dose

Além disso, a Prefeitura dará continuidade à aplicação da 2ª dose nos aracajuanos que completaram o intervalo de 90 dias da 1ª dose. Para estes cidadãos, o reforço será disponibilizado no drive-thru da Sementeira e em seis Unidades Básicas de Saúde. São elas: UBS Oswaldo de Souza (bairro Getúlio Vargas); UBS Manoel de Souza Pereira (bairro Jabotiana); UBS Augusto Franco (bairro Farolândia); UBS Roberto Paixão (bairro 17 de Março; UBS Edézio Vieira de Melo (bairro Siqueira Campos); e UBS Marx de Carvalho (bairro Ponto Novo).

Sobre a 2ª dose da vacina, o prefeito fez um apelo à população que precisa tomar o reforço, ao anunciar o novo calendário municipal nesta quarta. “Quero reforçar a importância de tomar a segunda dose, para completar o ciclo vacinal, porque é muito importante. Esta é a única forma de se proteger contra o vírus. Por isso, peço a todas as 10 mil pessoas que devem tomar o reforço da Astrazeneca nos próximos dias que não deixem de procurar as unidades disponíveis para a imunização definitiva. Vamos juntos vencer o coronavírus”, reiterou.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

PMA convoca candidatos para procedimento de heteroidentificação
Trabalhadores nascidos em fevereiro podem sacar auxílio emergencial
Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, Sisu, começam hoje
Bolsonaro lança programa que levará água potável a escolas do Nordeste