Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Práticas alternativas são ofertadas à população do município de Divina Pastora

6

A Prefeitura de Divina Pastora, através da Secretaria de Saúde, está ofertando quatro terapias alternativas reconhecidas pelo Ministério da Saúde incluídas como práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS). As sessões de Aromaterapia, Reflexologia Podal, Auriculoterapia e Reiki são ofertadas conforme agendamento, nas segundas e sextas-feiras, na Clínica da Saúde da Família Dr Marcelo Vilas Boas.

Clara Rollemberg justificou a implantação das práticas integrativas. “Em meio a uma pandemia, ofertar esses tratamentos alternativos pra população é fundamental. Eu mesma gosto e faço. São técnicas muito boas que melhora bastante nosso bem-estar, nos revigora. Essa crise sanitária tem deixado muita gente tensa, preocupada, ansiosa”, disse a prefeita.

Qualquer usuário do município pode ter acesso. A secretária de Saúde, Daiane Oliveira, comentou que o agendamento deve ser feito através do Agente Comunitário de Saúde e frisou que, “são recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais reconhecidos pelo SUS. O objetivo de implantação é para propiciar a cura e ou a prevenção de diversas doenças, como por exemplo a depressão.

“A aromaterapia é uma técnica natural que utiliza o aroma de ervas em forma de óleos. Os óleos estimulam diferentes partes do cérebro e isso pode aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou até mesmo resfriado”, explicou a terapeuta Gilma Cruz.

Gilma explicou ainda que a Reflexologia Podal, é realizada em pontos e terminações nervosas presentes nos pés. “Já a Auriculoterapia alivia dores do corpo e é possível tratar problemas de saúde física, mental ou emocional estimulando superfície da orelha. E o Reiki é transferência de energia para o paciente pelas mãos, a fim de equilibrar corpo, mente e emoções”, detalhou a terapeuta.

Fonte e foto assessoria

Leia também