Aracaju, 30 de julho de 2021

CONGRESSO DOS INSTITUTOS HISTÓRICOS DO NORDESTE ENCERRA COMEMORAÇÕES  

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Em parceria com a Assembleia Legislativa de Sergipe e com o Programa de Pós-Graduação em História da UFS o INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SERGIPE (IHGSE) realizará, de 13 a 15 do corrente, o VII Congresso dos Institutos Históricos do Nordeste. O certame havia sido idealizado para 2020, na programação do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe. A ocorrência da pandemia impossibilitou a presença dos representantes dos Institutos Históricos dos estados nordestinos em Aracaju, por isso, o Congresso ocorrerá neste mês, de modo virtual, encerrando as comemorações do Bicentenário, pelo IHGSE. No dia 8 de julho Sergipe completa 201 anos da data em que, separado da Bahia, passou a ser Capitania autônoma e veio a integrar o Império do Brasil como uma das suas Províncias.

O Congresso reunirá diretores e sócios de Institutos Históricos de todos os estados do Nordeste assim como de Institutos municipais, mas as inscrições, gratuitas, estão abertas a todos os interessados. A programação contará com a participação do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Victorino Chermont de Miranda e terá Mesas-redondas sobre os desafios enfrentados pelos Institutos para o desempenho das suas funções no atual contexto. Haverá uma sessão especial em homenagem ao Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe e outra sessão em homenagem ao Bicentenário da Junta Governativa de Goiana (PE) e da Convenção de Beberibe, além de lançamentos de livros. As sessões serão transmitidas pela TV UFS. Maiores informações, incluindo o link de inscrições, estão no Instagram @ihgse.

No dia 6 do corrente, no Youtoube do IHGSE, o Professor Dr. Samuel Barros de Medeiros Albuquerque, estará proferindo a Conferência  “Do áureo e jucundo dia”, em comemoração aos duzentos e um anos da emancipação política de Sergipe.

Com ela estamos cumprindo disposição do nosso Estatuto

Aglaé d´ Ávila Fontes

PRESIDENTE DO IHGSE

Terezinha Alves de Oliva

COORDENADORA DA COMISSÃO DO CONGRESSO

Luiz Fernando Ribeiro Soutelo

SEGUNDO SECRETÁRIO – IHGSE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Estudantes de Arquitetura desenvolvem manual com base na NBR 15575 para habitações em Sergipe
Polícia Civil divulga imagens de furto em uma loja de roupas na cidade de Itabaiana. Veja o vídeo
Nova Lei contra violência auxiliará a Procuradoria da Mulher na Câmara de Pacatuba
Políticos de volta ao batente