Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Engenharia mobilizada pra derrubar emendas da MP n° 1.040/21no Senado

8

A recente aprovação da Medida Provisória n° 1.040/2021 que traz em seu bojo duas emendas que afetam profissionais da engenharia e colocam em risco a segurança da sociedade mobiliza os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia de todo o país. Esta semana, as lideranças do Sistema Confea/Crea vão centralizar esforços em Brasília,  na busca de apoio dos senadores para a derrubada das alterações.

Uma das emendas propõe a flexibilização da fiscalização, através de “licenças automáticas”, retirando a exigência de responsável técnico habilitado para projetos de instalações elétricas, uma proposta extremamente perigosa para a sociedade. A outra emenda revoga a Lei nº 4.950-A/1966, que dispõe sobre a remuneração de profissionais diplomados em Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Veterinária. As duas propostas não faziam parte da redação original da MP, conhecida como Medida Provisória para a melhoria do ambiente de negócios, a qual foi aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 24 de junho e agora segue para votação no Senado.

“O que precisa ficar claro é que o Sistema Confea/Crea não é contra a MP, mas sim as emendas. Não podemos admitir a revogação da Lei  que trata do piso salarial dos profissionais da engenharia, uma conquista de mais de 55 anos. Também é inaceitável a dispensa da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para projetos e execução de instalações elétricas. Essa medida  permite que obras e serviços dessa natureza sejam realizados por pessoas não qualificada, o que é extremamente preocupante, pois coloca em risco a segurança da sociedade”, alerta o presidente do Crea-SE.

Em todo o país, os Conselhos estão mobilizados pra derrubar as emendas no Senado. “Estamos conversando com os senadores da bancada sergipana na busca de apoio”, afirma Jorge Silveira.

Foto assessoria

Por Íris Valéria

Leia também