Aracaju, 3 de agosto de 2021

“Por que Investir na Primeira Infância?” será tema de Webinário aberto ao público

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Nesta quarta-feira, 07 de julho, a partir das 8h30, será realizado o Webinário “Por que Investir na Primeira Infância?”. Voltado especialmente aos gestores públicos e profissionais que atuam junto a crianças desde a gestação aos seis anos de idade, o evento também será aberto ao público em geral por meio de transmissão ao vivo no Canal Educação Sergipe, no YouTube. Realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Vice-governadoria e das secretarias de Estado da Educação, Inclusão e Assistência Social e Saúde, o Webinário é fruto do programa Sergipe pela Infância.

O evento irá debater a importância de se investir na primeira infância para o desenvolvimento humano e melhoria dos índices sociais, nas mais diversas vertentes, dos municípios e estados. Para isso, trará diversos especialistas que apresentarão, para além de dados, perspectivas e encaminhamentos práticos de como ajustar e potencializar as políticas públicas já existentes.

Dentre os participantes estarão a Coordenadora do Fundo das Nações Unidas (UNICEF) para os estados da Bahia e Sergipe, Helena Oliveira; a diretora de Relações Institucionais da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (hoje uma das organizações sociais mais reconhecidas no Brasil por sua atuação na primeira infância); a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sergipe, Glícia Salmeron; a presidente da Seccional da Undime em Sergipe, Quitéria Barros; a diretora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério Público de Sergipe, promotora Talita Cunegundes; a coordenadora da Infância e da Adolescência  do Tribunal de Justiça de Sergipe, juíza Iraci Mangueira; além dos secretários de Estado da Educação, Josué Modesto dos Passos Sobrinho; da Saúde, Mércia Feitosa de Souza; e da Inclusão e Assistência Social, Lucivanda Nunes Rodrigues; e da secretária municipal da Educação de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Franco.

Confira a programação completa nas imagens.

Para a vice-governadora Eliane Aquino, que está na coordenação do Sergipe pela Infância, trabalhar com a primeira infância de forma integrada, de forma a potencializar as ações que já vem sendo realizadas pelas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, é uma pauta urgente e extremamente necessária. “Construímos o Sergipe pela Infância para ser iniciado em março do ano passado, mas infelizmente veio a pandemia e tivemos que adiar os planos. A retomada agora se dá diante de um cenário ainda mais desafiador, com as crianças sendo as que mais sofreram os impactos trazidos pela crise sanitária. Temos um trabalho de (re)construção. E se quisermos avançar com maior rapidez será imprescindível um esforço coletivo para a primeira infância, cujas vivências interferem diretamente no desenvolvimento social e humano, e que refletirão, diretamente, nos índices de violência e exclusão social nos municípios e estados”, ressaltou ao frisar, ainda, que basta uma breve pesquisa sobre a importância da primeira infância para que as pessoas tenham acesso à diversos dados que corroboram a relevância de se investir nessa faixa etária.

Sobre o Sergipe pela Infância – Grande parte dos estados brasileiros e dos gestores públicos estão mais conscientes que o investimento na Primeira Infância é a melhor maneira de reduzir as desigualdades e o ciclo de pobreza, priorizando em seu orçamento políticas públicas voltadas para o desenvolvimento infantil. Pensando nisso, o programa Sergipe pela Infância tem como objetivo potencializar as políticas públicas para a primeira infância executadas em nosso estado, de forma intersetorial com as áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, nos 75 municípios, construindo, assim uma sociedade mais inclusiva. O programa será desenvolvido em três eixos prioritários: Gestar e Nascer; Brincar e Crescer; e Desenvolver e Aprender.

O que: Webnário “Por que Investir na Primeira Infância?”

Quando: 07 de julho, às 8h30

Onde: Transmissão ao vivo no Canal Educação Sergipe no Youtubera

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Trabalhadores nascidos em fevereiro podem sacar auxílio emergencial
Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, Sisu, começam hoje
Bolsonaro lança programa que levará água potável a escolas do Nordeste
Zezinho: “Inauguração Unigel é consagração de um trabalho”