Aracaju, 31 de julho de 2021

Hemose leva serviço de coleta para o município de Lagarto neste sábado

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza neste sábado, 10, no horário das 8h às 15h, a coleta externa de sangue no município de Lagarto. A ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o grupo ‘Salvar Vidas não custa nada’, acontece no Centro Especializado em Reabilitação III (CER) no bairro Estação.

A coleta externa é uma ferramenta para reforçar a importância do ato regular da doação, que em razão da pandemia, teve uma redução no número de comparecimentos de voluntários ao serviço.

“Essa atividade possibilita a realização da doação onde o cidadão está, através do deslocamento da equipe até um local que ofereça todas as condições necessárias para coleta do sangue”, destaca a gerente de Coleta enfermeira Florita Aquino.

Dentre os critérios para a doação de sangue é preciso ter entre 16 a 69 anos, estar bem de saúde, pesar acima de 50 quilos, apresentar um documento oficial e original com foto, pode ser carteira de identidade, carteira de motorista, ou ainda, de trabalho.

No dia da doação o voluntário deve comparecer ao Centro Especializado bem alimentado, evitando alimentos gordurosos, ter um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos 2 horas.

Em relação ao coronavirus é importante esclarecer que as pessoas que tiveram contato com paciente infectado ou com suspeita da doença devem aguardar 14 dias para a doação. Já quem teve o diagnóstico da Covid-19, deve esperar 30 dias para doar sangue.

Sobre as vacinas, quem for imunizado com a vacina Coronavac, aguardar 2 dias para doar e as vacinas Astrazeneca, Pfizer e Janssen, espera 7 dias para doação de sangue. Mais informações através dos telefones: 3225-8039, 3259-3174 e 99191-2977.

O QUE: Coleta Externa de Sangue

QUANDO: 10 de julho, sábado das 8h às 15h

ONDE: Centro Especializado em Reabilitação III, Avenida Senador Lourival Batista, 750, Bairro Estação  – Lagarto /SE

Ascom/SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Belivaldo assina Ordem de Serviço da  etapa 2ª do Canal Remanso
Quinto dia de greve conta com caminhada e apitaço em Maruim
Belivaldo elogia trabalho de André e diz que Edvaldo foi feliz na parceria 
Motoristas de carro fumacê são capacitados pela Funesa